Header Ads

"O Clube", "A Generala" e "A Serra" distinguidas no New York Festivals TV & Film Awards

Foto: Direitos Reservados

As séries O Clube e A Generala, produzidas para a plataforma de streaming OPTO SIC, foram distinguidas com o Galardão Prata no New York Festivals TV & Film Awards. A novela A Serra também foi premiada, mas com o Galardão Bronze. Os prémios foram atribuídos numa cerimónia que decorreu na passada terça-feira, 26 de abril, em Nova Iorque, depois de todas as produções inscritas nas diferentes categorias da competição terem sido sujeitas a uma avaliação por parte do painel de jurados composto por mais de 200 profissionais.

Portugal esteve em destaque na última edição do New York Festivals TV & Film Awards. Três produções nacionais foram distinguidas na cerimónia da última terça-feira. O Clube, da autoria de João Matos, ganhou o Galardão Prata na categoria de Melhor Drama. A série que acompanha a vida noturna em Lisboa já vai na terceira temporada e, para além do sucesso a nível nacional, tem também conquistado o público além fronteiras. Protagonizado por José Raposo, Margarida Vila-Nova, Lourenço Ortigão, Luana Piovanni, Vera Kolodzig e Sara Matos, O Clube já estreou no Brasil, na Globoplay, e entrou com o pé direito ao vencer de imediato as audiências em Terras de Vera Cruz.

A Generala também foi considerada uma das melhores séries de drama. O argumento da biopic exclusiva da OPTO foi assinado por Patrícia Muller e Vera Sacramento, sendo que os papéis principais foram entregues a Soraia Chaves e Carolina Carvalho. O enredo aborda a história de Maria Luísa Paiva Monteiro, uma mulher que decide desafiar todas as regras, afrontando a sociedade patriarcal nas décadas de 60 a 90, em Portugal. 

O New York Festivals TV & Film Awards também não deixou passar despercebida a qualidade do trabalho de Inês Gomes, autora da novela A Serra. A produção da SP Televisão que junta Júlia Palha e José Mata, foi premiada com o Galardão Bronze na categoria Entertainement Special. A novela cujo último episódio foi transmitido esta quinta-feira despede-se em grande dos ecrãs da SIC e passa a ficar disponível na OPTO. Na categoria em que a produção do canal de Paço d'Arcos concorreu, estavam em competição 26 títulos de países, como Singapura, Reino Unido, Estados Unidos da América, China, Hungria, Brasil, Argentina, Áustria e Hong Kong.

De salientar que o júri do festival era composto por mais de duas centenas de produtores, realizadores, argumentistas e outros profissionais da indústria do cinema e televisão.