Header Ads

"saudade, saudade" vence o "Festival da Canção 2022" e representa Portugal em Turim

Foto: Direitos Reservados / RTP
Maro, com a música saudade, saudade, foi a grande vencedora da 56ª edição do Festival da Canção, representando assim o nosso país na Eurovisão, a realizar-se este ano na cidade italiana de Turim em maio próximo. Os Quatro e Meia com a canção Amanhã e FF com Como é Bom Esperar Alguém fecharam o pódio da seletiva portuguesa. Filomena Cautela e Vasco Palmeirim tiveram as honras de apresentação da Grande Final, com Inês Lopes Gonçalves a ficar responsável pela Green Room.

Para encontrar o vencedor da noite, a metodologia usada na Grande Final foi a sempre habitual 50/50, onde o júri regional e o público nacional exerceram os seus votos. Saudade, Saudade arrecadou 24 pontos (12 do júri e 12 do televoto), Amanhã obteve 14 pontos e finalmente Como é Bom Esperar Alguém conseguiu também um total de 14 pontos. Vê, de seguida a tabela de pontuações completa:

Tal como no ano passado, o certame decisivo da seletiva de Portugal decorreu nos estúdios da RTP e como convidados do canal público estiveram presentes os Bateu Matou - que atuaram com Blaya, Lura e Sara Correia - e que homenagearam várias músicas que fazem parte da história do Festival da Canção.  

Tiago Bettencourt, B Fachada, Selma Uamusse e Benjamin também subiram ao palco, para interpretarem temas de Tozé Brito, outro dos convidados presentes. A fechar a lista de atuações especiais, os The Black Mamba voltaram a interpretar Love is On My Side, música que venceu em 2021.

Na competição internacional, Portugal irá atuar na segunda parte da primeira semifinal, agendada para o dia 10 de maio. Os moldes de realização do evento ainda não foram definidos pela televisão estatal italiana, RAI, pelo que as informações serão divulgadas posteriormente. Para além da primeira emissão em direto, o Festival Eurovisão da Canção contará ainda com uma segunda semifinal a 12 de maio e a grande final a 14 de maio, sábado.

Vê ou revê a atuação de Maro na grande final do Festival da Canção 2022: