Morreu Jorge Silva Melo aos 73 anos
Foto: Direitos Reservados |
Morreu o encenador, ator, dramaturgo, tradutor e crítico Jorge Silva Melo faleceu esta segunda-feira, aos 73 anos. O fundador do Teatro da Cornucópia e da companhia Artistas Unidos deixa para trás uma longa carreira dedicada às artes. O também cineasta estava internado no Hospital da Luz, em Lisboa, avança o jornal Expresso.
Jorge Silva Melo nasceu a 7 de agosto de 1948, viveu em Angola e mudou-se para Lisboa com a família no início da adolescência. Aos 15 anos começou a colaborar no suplemento juvenil do Diário de Lisboa. Mais tarde, estudou Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas não terminou o curso e, em 1969, foi para Londres para estudar na London Film School enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 1972, já regressado a Portugal, fundou o Teatro da Cornucópia e em 1995 fundou a companhia Artistas Unidos, na qual desempenhava a função de diretor artístico. Em 2004 recebeu o grau de Comendador da Ordem da Liberdade.
Ao longo da carreira realizou vários filmes, escreveu várias peças de teatro - incluindo Seis Rapazes Três Raparigas, "ntónio: Um Rapaz de Lisboa, O Fim ou Tende Misericórdia de Nós ou Num País Onde Não Querem Defender os Meus Direitos, entre muitos outros, sendo ainda autor do libreto Le Château dês Carpathes.
Comente esta notícia