Header Ads

Morreu Jorge Silva Melo aos 73 anos

https://static.globalnoticias.pt/tsf/image.jpg?brand=TSF&type=generate&guid=97c71faa-3a3c-44cf-9892-b48af05f25b3
Foto: Direitos Reservados

Morreu o encenador, ator, dramaturgo, tradutor e crítico Jorge Silva Melo faleceu esta segunda-feira, aos 73 anos. O fundador do Teatro da Cornucópia e da companhia Artistas Unidos deixa para trás uma longa carreira dedicada às artes. O também cineasta estava internado no Hospital da Luz, em Lisboa, avança o jornal Expresso.

Jorge Silva Melo nasceu a 7 de agosto de 1948, viveu em Angola e mudou-se para Lisboa com a família no início da adolescência. Aos 15 anos começou a colaborar no suplemento juvenil do Diário de Lisboa. Mais tarde, estudou Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas não terminou o curso e, em 1969, foi para Londres para estudar na London Film School enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 1972, já regressado a Portugal, fundou o Teatro da Cornucópia e em 1995 fundou a companhia Artistas Unidos, na qual desempenhava a função de diretor artístico. Em 2004 recebeu o grau de Comendador da Ordem da Liberdade.

Ao longo da carreira realizou vários filmes, escreveu várias peças de teatro - incluindo Seis Rapazes Três Raparigas, "ntónio: Um Rapaz de Lisboa, O Fim ou Tende Misericórdia de Nós ou Num País Onde Não Querem Defender os Meus Direitos, entre muitos outros, sendo ainda autor do libreto Le Château dês Carpathes.