Header Ads

Fábrica Braço de Prata acolhe a peça "Mariana Desditada" de 29 de março a 2 de abril

Foto: Direitos Reservados

O espetáculo Mariana Desditada, promovido pela companhia de teatro Anthropos, vai estar em cena na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, de 29 de março a 2 de abril. A peça foi desenvolvida sob o pretexto das Cartas Portuguesas Traduzidas em Francês, da freira Mariana Alcoforada, e conta com encenação de João Condeça. As sessões estão marcadas para as 21:30h e os bilhetes têm o custo de 10 euros, sendo que os estudantes e profissionais do espetáculo têm direito a um desconto.  

A freira portuguesa Mariana Alcoforada e o francês Noel Bouton foram protagonistas de um amor proibido. A história remete para meados do século XVII, numa altura em que Portugal lutava contra Espanha a fim de conquistar a independência do país. Neste contexto de guerra, Mariana Alcoforada foi obrigada a entrar num convento aos 11 anos para honrar o testamento materno que a nomeava freira do Convento da Conceição. Sem qualquer inclinação religiosa, a jovem rapariga ficou desde cedo enclausurada num convento, mas foi com a chegada de um regimento francês para apoiar Portugal que Noel Bouton apareceu na vida da freira portuguesa, depois de trocarem olhares através de uma janela.

Para além de ter sido amor à primeira vista, esta paixão era proibida. Nem as paredes que separavam Mariana Alcoforada do "resto do mundo" os impediram de avançar com esta união. Quando a relação foi descoberta, o oficial francês apressou-se a sair de Portugal. Foi no sentido de alimentar a esperança no seu regresso que Mariana Alcoforada viria depois a escrever cinco cartas dirigidas ao seu amado, que foram posteriormente publicadas em Paris por Claude Barbin. 

Estas cinco cartas servem agora de inspiração para o espetáculo Mariana Desditada, com estreia marcada para 29 de março, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa. "As palavras da freira portuguesa são acompanhadas por música ao vivo, com influências do jazz à música experimental eletrónica, num casamento improvável que permite um novo olhar sobre a história de paixão e desencontro desta figura da literatura portuguesa", avança a sinopse.  

A interpretação da peça está a cargo de Patrícia Fonseca, a voz é de Joana Domingues, os sons da bateria são da autoria de Nuno do Lago e os acordes da guitarra são assinados por Simão Bárcia, também responsável pelo baixo. A sinopse adianta ainda que "os temas do amor não correspondido e emancipação encontram aqui lugar sobre o pretexto das Cartas Portuguesas Traduzidas em Francês, de Mariana Alcoforada". 

Mariana Desditada é a primeira produção da companhia de teatro Anthropos e entra em cena na Fábrica Braço de Prata, a 29 de março. As sessões estendem-se até 2 de abril, sempre pelas 21:30h.