Header Ads

Espetáculo "Neve" estreia a 9 de abril em Coimbra

Foto: Direitos Reservados

O espetáculo Neve, da coreógrafa Né Barros, estreia no próximo dia 9 de abril, pelas 21h30, no Convento São Francisco, em Coimbra. Promovida pela Balleteatro, a criação artística insere-se numa série de trabalhos intitulada Paisagens, Máquinas, Animais e vai estar também em cena no Teatro Nacional São João, a 22 e 23 de abril às 19h. Neve conta também com música de Carlos Guedes, que tem feito vários trabalhos nas áreas da dança, teatro, performance e cinema. 

A paisagem e o corpo enquanto paisagem têm sido temas recorrentes nas criações da coreógrafa Né Barros e o espetáculo Neve não é exceção. A peça promove uma relação entre paisagens, máquinas e animais, que "se desenvolve através de uma ficção onde os afetos se expandem às paisagens e aos lugares", segundo avança a sinopse. Trata-se de um projeto multidisciplinar para o qual conta com a colaboração na área da música, cinema e arquitetura.

A direção e coreografia é assinada por Né Barros, cofundadora da Balleteatro. Para além de bailarina, é também investigadora no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, no grupo de Estética, Política e Conhecimento, e é diretora artística do Family Film Project - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória, Etnografia. No espetáculo Neve, a coreógrafa faz-se acompanhar do músico Carlos Guedes.

Com estreia marcada para sábado, 9 de abril, o espetáculo Neve é promovido pela Balleteatro e tem também sessões agendadas para os dias 22 e 23 de abril, no Teatro Nacional São João. A companhia fundada em 1983 tem desde sempre assumido uma posição central na construção de uma comunidade artística para as artes performativas e contemporâneas. O foco não está apenas no público, mas também na formação de jovens e adultos. A Balleteatro é hoje uma escola-profissional de dança e teatro, com residência permanente no Coliseu do Porto.