Espetáculo "Efeito Berbereta" estreia em Lisboa a 1 de abril
Foto: Direitos Reservados |
O espetáculo Efeito Berbereta vai estar em cena no Centro Cultural Malaposta, em Lisboa, de 1 a 3 de abril. A criação de Inês Marques e Joana Brito e Silva consiste numa sequência musical que navega da bossa-nova ao rock psicadélico, com momentos de spoken-word e catarses eletrónicas. O Fantastic esteve à conversa com as criadoras do espetáculo, no qual a parentalidade, sexualidade e feminilidade serão temas que vão ser postos em cima da mesa.
A 1 de abril celebra-se o dia das mentiras, mas é verdade que esta sexta-feira marca a estreia da peça Efeito Berbereta, no Centro Cultural Malaposta, em Lisboa. Com música original de João Gamory e coreografia de Rafael Barreto, o espetáculo promete mostrar que a felicidade de uma criança não está necessariamente dependente da presença da figura de um pai e de uma mãe. Para além da questão da parentalidade, temas como a feminilidade, a sexualidade e as não monogamias vão ser abordados na peça, no entanto, as criadoras não pretendem dar respostas, mas sim alertar e apelar à reflexão.
A peça assume a forma de rapsódia e as criadoras Inês Marques e Joana Brito e Silva explicam ao Fantastic que este formato se trata de "uma aglutinação livre de diferentes células e géneros musicais, que, à partida, não precisam de ter nenhuma relação entre si". A narrativa criada é então apresentada através de uma sequência musical que abrange diferentes estilos, que vão desde a bossa-nova ao rock psicadélico, incluindo também momentos de spoken-word e catarses eletrónicas.
"Berbereta é a forma portuguesa mais arcaica da palavra Borboleta e quisemos recuperar esta ancestralidade, sendo que o grande ponto de partida deste projeto é uma reflexão sobre a parentalidade e as cadeias biológicas que unem seres humanos". A informação é avançada ao Fantastic pelas autoras do espetáculo, que garantem ainda que a peça é uma obra biográfica uma vez que tem por base a infância das mesmas. "Para a concretização deste espetáculo, decidimos partir de uma estética que remonta à nossa infância: um universo cor de rosa e brilhante, ao estilo da Disney, ao qual a nossa condição de mulheres cis nos condenou", sublinham.
Os bilhetes para o espetáculo têm o custo de 10 euros e podem ser adquiridos aqui. A estreia está agendada para sexta-feira, 1 de abril, e fica em cena até domingo, 3 de abril. Efeito Berbereta assume o formato de rapsódia e trata-se de uma obra biográfica criada por Inês Marques e Joana Brito e Silva. A parceria entre as duas criadoras teve início em 2020, altura em que se conheceram e, por coincidência, estavam ambas a preparar espetáculos a solo sobre parentalidade, pelo que decidiram unir-se.
Comente esta notícia