Header Ads

"A Maldição" é o novo livro policial de Lourenço Seruya

Foto: Direitos Reservados

Depois de A Mão que Mata, Lourenço Seruya está de volta aos policiais com A Maldição, a sua nova história, que desta vez se passa num teatro. “Não há maior tragédia do que morrer um ator em palco” é a frase que dá o mote a esta obra do escritor e ator que se estreou na literatura há menos de um ano. O livro já está à venda em todas as livrarias e a apresentação acontece no dia 30 de março, às 18h30, na FNAC dos Armazéns do Chiado.

A atriz Sofia Sá da Bandeira e Frederico Seruya, irmão gémeo do autor, serão os responsáveis por apresentar a obra na próxima quarta-feira à tarde. A história de A Maldição começa com uma morte durante os ensaios de uma peça de teatro, um texto que ninguém ousou encenar durante 40 anos e que dá o mote a este policial.

"Há muitas superstições no meio teatral e decidi pegar nisso para começar a construir esta história. A peça chama-se A Pedra do Pecado e foi representada apenas duas vezes, tendo morrido a  protagonista  em  ambas  as  estreias.  Apesar  de  terem sido consideradas mortes naturais, gerou-se a crença de que a peça estaria amaldiçoada. E durante 40 anos ninguém se atreveu a voltar a encená-la”, revela Lourenço Seruya.

"É então que o Teatro da Passagem, em Lisboa, decide voltar a pegar nesse texto. O dia da estreia chega  e  o  ambiente  é  de  grande  tensão.  Será  que  aquela  peça  está  mesmo amaldiçoada? Será que vai voltar a haver uma morte?O  pano sobe e o espetáculo começa... Mas é interrompido minutos depois, pela morte em palco de um dos atores", pode ler-se na sinopse divulgada pela Cultura Editora.
 

"Ao  longo  do  livro  vou  jogando  com  esta  dicotomia  de  crime/tragédia,  deixando  no  ar  a ideia  de  que  tudo  o  que  se  passa  naquele  teatro  poderá  ser  consequência  da  maldição associada à peça", adianta ainda o autor, num livro que volta a contar com o Inspetor Bruno Saraiva, personagem presente no primeiro livro de Lourenço Seruya. "Há um salto qualitativo grande em relação ao livro anterior. Houve uma tomada de consciência muito importante em relação à forma de contar uma história em prosa", acredita o escritor.

A Maldição já está à venda no site da Cultura Editora ou nas livrarias habituais, contando com um mistério que será desvendado ao longo de 380 páginas e que promete deixar os leitores "numa vertigem até chegarem ao final".