Mário Bomba: "«O Freud Explica» tem sido como beber uma bebida energética cinco vezes por semana"
Foto: Direitos Reservados |
O Teatro Armando Cortez, situado no recinto da Casa do Artista, em Lisboa, está a ser o palco da comédia O Freud Explica desde o dia 19 de janeiro. Encenada por Hélder Gamboa, a peça trata-se de uma adaptação da obra What The Butler Saw, da autoria do britânico Joe Orton, e vai estar em cena até ao dia 3 de abril. O Fantastic esteve à conversa com Ângela Pinto, Heitor Lourenço, Isabel Guerreiro e Mário Bomba para nos darem a conhecer mais alguns detalhes acerca da peça O Freud Explica, que protagonizam a par com os atores Rui Unas e João Baptista.
Há quem diga que "rir é o melhor remédio" e esta é uma das premissas que sustentam a escolha de colocar em cena a comédia O Freud Explica, que promete ao público mais de uma hora de muitas gargalhadas. Para o ator Heitor Lourenço, rir é a palavra de ordem e em declarações ao Fantastic assume-se como uma pessoa de "riso fácil". "Tenho de me concentrar muito para não me desmanchar, o que acontece às vezes, sobretudo em comédia", acrescenta. O ator destaca as contracenas com Ângela Pinto e Rui Unas como algumas das mais divertidas neste projeto. Ainda assim, sublinha que a diversão no trabalho é garantida quando é surpreendido pelos atores com quem trabalha ou quando os consegue surpreender, algo que tem acontecido em O Freud Explica.
Um consultório serve de cenário para a peça que conta a história de um psiquiatra conceituado que tenta seduzir uma candidata a secretária durante a entrevista de emprego. No entanto, D. Tuxa, a mulher do médico psiquiatra, entra no consultório do marido no exato momento em que este tinha conseguido convencer a jovem candidata a despir-se para um "suposto" exame médico. Tal como consta na sinopse, a partir desse momento da ação que origina uma data de outros acontecimentos, "o consultório vai sofrer um corrupio".
Foto: Instagram Tenda Produções (Direitos Reservados) |
Rui Unas é o ator que dá vida a este médico psiquiatra, ao passo que Ângela Pinto interpreta a personagem D. Tuxa. A atriz adianta ao Fantastic que "a D. Tuxa é uma personagem, como todas na peça, algo estereotipada, em que se juntam uma série de características de um tipo de pessoa que se quer retratar". De salientar que o enredo de O Freud Explica remete-nos para o Portugal dos anos 70/80, pelo que se apresenta como uma sátira social adaptada da obra What The Butler Saw, escrita em 1967 por Joe Ortan. Ângela Pinto realça ainda as qualidades da peça encenada por Hélder Gamboa, revelando que "o humor inteligente e com conteúdo é das formas mais importantes e abrangentes de arte".
A palavra rigor é também uma das mais utilizadas pelos atores de O Freud Explica para descreverem o desafio de levar este espetáculo quase todos os dias da semana aos espectadores. Mário Bomba é quem mais aprofunda esta questão em entrevista ao Fantastic e refere precisamente que a peça "tem sido como beber uma bebida energética cinco vezes por semana". O espetáculo tem sessões marcadas para as 21h de quarta a sábado e às 18h aos domingos, sempre no Teatro Armando Cortez, em Lisboa. Mário Bomba interpreta Mendes, um sargento da PSP que é o símbolo da autoridade neste texto. "O grande desafio poderá ser precisamente a dicotomia entre o respeitável agente de autoridade e a sua outra versão quando é levado no tornado de eventos que se sucedem", avança o ator. Já Isabel Guerreiro assume que "a velocidade a que se trabalha durante o espetáculo" é, "sem dúvida", aquilo que tem sido mais desafiante.
Foto: Instagram Tenda Produções (Direitos Reservados) |
Os bilhetes para assistir a O Freud Explica têm o custo de 18 euros e podem ser adquiridos na Ticketline e locais habituais. Muitas das sessões da peça promovida pela Tenda Produções têm tido lotação esgotada e a presença do público tem impacto na prestação dos atores. "Não há nada para um ator que seja mais prazeroso do que ter o público nas salas", refere Heitor Lourenço.
Comente esta notícia