Header Ads

Mahmood & Blanco representam a Itália no ESC 2022 com "Brividi"

Foto: Direitos Reservados RAI 

O duo italiano Mahmood (representante do país em 2019) & Blanco venceu a 72ª edição do Festival de Sanremo, certame habitual para escolha do representante da Itália para o Eurovision Song Contest, com a canção Brividi. Nos restantes lugares do pódio, Elisa e Gianni Morandi (representante em 1970) obtiveram os segundos e terceiros postos, respetivamente.

Realizado pela emissora estatal italiana RAI, o Teatro Ariston na cidade de Sanremo recebeu mais uma competição onde durante cinco noites foram-se desvendando as 25 canções a concurso dos anfitriões do Festival Eurovisão da Canção deste ano. Quanto ao método de votação foi semelhante ao do ano passado, com o júri de imprensa , o júri demoscópico onde foi formado um grupo de 1000 fãs de música bem como o televoto dos telespetadores italianos a terem a sua importante influência na decisão final.

Dos 25 concorrentes em competição apenas três transitaram para uma Superfinal onde Mahmood & Blanco venceram indiscutivelmente com 51% dos votos contra os 26% de Elisa e os 21% de Gianni Morandi, levantando assim bem alto a bandeira dos anfitriões em maio próximo na cidade de Turim.

A Itália fez a sua estreia no ESC em 1956, conta com 46 participações e três vitórias na competição internacional (1964, 1990 e 2021). Ausentaram-se do Festival Eurovisão da Canção desde 1998 até 2011 e desde o seu regresso os italianos que tiveram uma presença sólida dentro do Top 10, fazendo também dos italianos a par dos suecos uma das potências eurovisivas. Atualmente o país juntamente com a Espanha, Reino Unido, França e Alemanha fazem parte do grupo dos Big 5( sendo os principais contribuidores económicos) e por isso transitam diretamente para a Grande Final.

Vê abaixo o videoclip oficial de Brividi já disponível no canal oficial da Eurovision