Header Ads

"Viagem a Portugal": Fábio Porchat percorre obra de Saramago em série documental da RTP

Foto: Pedro Pina

Chama-se Viagem a Portugal e trata-se de uma série documental de seis episódios produzida pela Zerkalo Pictures para a RTP. Nesta produção, cujas gravações se iniciaram no final de 2021 e continuam ainda em 2022, Fábio Porchat percorre geograficamente a obra de Saramago através do seu olhar curioso e divertido.

Para além de ser o nome desta nova série, Viagem a Portugal é também um dos livros de José Saramago, e é precisamente pelos passos do Nobel que o brasileiro Fábio Porchat parte à procura de um Portugal desconhecido, que o formato quer "descobrir através das suas gentes e lugares, da sua arquitetura e das suas paisagens", conta a RTP. 

Este é um projeto que se enquadra nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago que se assinala em 2022. "É também um marco importante para esta obra editada exatamente há 40 anos, que surge agora com uma edição especial, que inclui imagens inéditas recolhidas pelo próprio autor, José Saramago", adianta também o canal. 

As gravações da série documental decorrem em dois momentos, um que terminou no final de 2021 e outro que acontece nos primeiros meses de 2022. Na primeira parte das gravações, Fábio Porchat conta que esta é uma viagem que o está a deixar entusiasmadíssimo, afirmando que já foram percorridos 2600 km de carro. "Esta é uma viagem impressionante e estou muito encantado e honrado pelo convite. Eu tenho uma ligação muito forte com Portugal, mas também com José Saramago", explica o apresentador.

"Não conhecia o livro Viagem a Portugal, li-o quando fui convidado para fazer este programa e agora está a ser interessante relê-lo quando faço esta viagem. Espero que os portugueses tenham essa vontade de conhecer o país, que tem um roteiro de alto conhecimento dos locais e do seu povo. O José Saramago teve um olhar e carinho pelo povo português que eu agora também partilho. É uma viagem pelos detalhes de uma terra e é no detalhe que a gente consegue fazer as maiores transformações e observações da vida e é o que o livro está a fazer comigo", adianta ainda Fábio Porchat.

É com a "frescura de um olhar irmão do outro lado do Atlântico sobre as deambulações de um Nobel português na sua terra" que todos somos convidados a partir nesta viagem. Entre outubro de 1979 e julho de 1980, José Saramago percorreu o país de lés a lés a convite do Círculo de Leitores, que comemorava o décimo aniversário da sua implantação em Portugal, uma viagem que pretende, de certo modo, ser revisitada por esta nova produção.

Com realização de Ivan Dias, Viagem a Portugal conta com produção da Zerkalo Pictures para a RTP e produção executiva da brasileira Inverno Produções e Yara Souza. Uma série documental de seis episódios, para ver, brevemente, na estação pública.