Header Ads

"O Começo" estreia sexta-feira à noite na RTP2

Foto: Direitos Reservados

Uma história de obediência, mas também de confronto entre o medo e o desejo de justiça, dá o mote a O Começo, um filme realizado pela georgiana Dea Kulumbegashvili que esteve em destaque nos grandes festivais de Cinema internacional. A produção será exibida esta sexta-feira, dia 7 de janeiro, pelas 22h55, na RTP2, em estreia na televisão portuguesa.

Yana vive com o marido, David, e com o filho, George, numa comunidade de Testemunhos de Jeová, situada numa pequena aldeia nas montanhas da Geórgia. Quando a comunidade é atacada por um grupo extremista, que ateia fogo ao lugar de culto da congregação, a família confronta-se com uma escolha: continuar a viver reprimida ou lutar pela liberdade.

Seguidora à risca dos preceitos da religião, Yana enfrenta uma crescente insatisfação e põe em causa a forma como sempre se submeteu às regras patriarcais da comunidade. Enquanto isso, David, determinado a fazer justiça, procura obter as imagens de uma câmara de segurança que se encontra junto ao local do ataque.

Este desejo de justiça vai desencadear outros eventos que provocam o total isolamento da família, deixando-os sob o domínio da hostilidade de todos, incluindo da polícia local. 

O multipremiado filme conta com Ia Sukhitashvili, Rati Oneli, Saba Gogichaishvili e Kakha Kintsurashvili nos principais papéis, enquanto Dea Kulumbegashvili assume a realização e a autoria e argumento ficam a cargo da realizadora em parceria com Rati Oneli, Kakha Kintsurashvili.