Header Ads

Prémio Atores da Fundação GDA: Maria de Medeiros, Catarina Wallenstein e João Nunes Monteiro são os vencedores

Foto: Direitos Reservados

Maria de Medeiros, Catarina Wallenstein e João Nunes Monteiro foram os três grandes vencedores da 14.ª edição do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas. A cerimónia de entrega do prémio decorreu em Lisboa e, de acordo com a Fundação GDA, “tem como objetivo promover, valorizar e distinguir anualmente o trabalho dos atores e das atrizes de nacionalidade ou língua portuguesa, no formato cinema”.

Maria de Medeiros foi distinguida como Melhor Atriz Principal pelo papel em Ordem Moral, de Mário Barroso; Catarina Wallenstein recebeu o prémio de Melhor Atriz Secundária, por Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança, e João Nunes Monteiro venceu na categoria Novo Talento, pelo seu desempenho em Mosquito, de João Nuno Pinto. 

Os vencedores receberam prémios monetários no valor de 3.000 euros (categoria Melhor Ator/Atriz), 2.000 euros (Melhor Ator/Atriz Secundário) e 1.000 euros (Novo Talento). Este ano, fizeram parte do júri Almeno Gonçalves, Luísa Cruz e Teresa Faria, que “avaliaram o trabalho de interpretação dos colegas nas obras estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020”.

O Prémio Atores de Cinema, criado em 2008 e atribuído entre pares, regressou este ano ao formato presencial, com uma cerimónia no Teatro da Trindade, na qual foi também homenageado o trabalho dos nove atores e atrizes distinguidos no ano passado. Em 2020, a Fundação GDA decidiu atribuir o prémio a nove pessoas, o triplo de galardoados de outras edições anteriores, como “reforço do reconhecimento”, num ano cultural marcado pela pandemia da covid-19.