Header Ads

"O Último Banho" estreia esta quarta-feira na RTP2

https://cdn-images.rtp.pt/EPG/imagens/41830_64367_64996.jpg?amp;w=270
Foto: Direitos Reservados

Depois da estreia comercial nos cinemas em julho e de ter sido selecionado e premiado em vários festivais um pouco por todo o mundo, a primeira longa-metragem de David Bonneville chega agora à televisão portuguesa. O Último Banho, produção protagonizada por Anabela Moreira, Martim Canavarro e Margarida Moreira, tem estreia marcada para esta quarta-feira, dia 29 de dezembro, às 22h55, na RTP2.

A narrativa de O Último Banho parte de um evento quase milagroso com o nascimento de um bebé, do sexo masculino, numa aldeia envelhecida no interior do país. Ao longo do tempo em que a longa-metragem nos entretém, acompanhamos o retrato de um país onde a religião está enraizada e condiciona os comportamentos das personagens que dão vida à obra. Para além disso, fazemos ainda uma viagem a lugares diferentes e distantes do ruído e reboliço das cidades.  

Na história, Josefina (Anabela Moreira) está prestes a fazer os votos perpétuos para se tornar freira, mas regressa à aldeia onde nasceu, no Douro, para o funeral do pai. Aí reencontra o sobrinho de 15 anos de idade (Martim Canavarro), que foi abandonado pela mãe (Margarida Moreira), e que, com a morte do avô, não tem quem cuide dele. Josefina é compelida a adotar o sobrinho, mas educar um adolescente vai ser um enorme desafio.

O regresso à casa de família transporta-a para um passado sombrio e para uma realidade de solidão e intimidade. A profunda religiosidade, o perigo do pecado e a ameaça de regresso da irmã, são desafios que terá de enfrentar. Todas as relações humanas não deixam de ser ambíguas e o amor não é fácil de dominar.