Header Ads

Fantastic elege as 20 melhores séries de 2021

Com 2021 a chegar ao fim, a equipa do Fantastic reúne-se para fazer um balanço daquilo que melhor se fez na televisão e no streaming. Para isso, reunimos, numa lista com 20 produções, as melhores séries nacionais e internacionais que foram exibidas em 2021.

Depois de termos escolhido os 20 melhores filmes do ano, chegou a altura de enumerarmos aquelas que consideramos serem as melhores séries do ano. Esta foi a selecção da equipa do Fantastic, numa lista, sem ordem de preferências, da qual fazem parte seis séries portuguesas.

Até Que a Vida nos Separe

Foi uma das primeiras apostas da RTP1 para 2021 e acompanhou as aventuras dos Paixão, uma família que gere uma quinta que organiza casamentos. Escrita por Tiago R. Santos, Hugo Gonçalves e João Tordo, Até Que a Vida nos Separe é realizada por Manuel Pureza e conta com oito episódios. Rita Loureiro, Dinarte Branco, Henriqueta Maya, José Peixoto, Madalena Almeida e Diogo Martins são os protagonistas. 
 
Na história, o negócio da organização de casamentos não corre bem. Para Vanessa e Daniel, os pais da família, o amor parece ter chegado ao fim. Já Luísa e Joaquim, os avós, são inseparáveis e donos de um amor sem igual. Os mais novos, Rita e Marco, têm cada um, uma visão muito própria de amar. Procuram, cada um, soluções para si e para a família, mas a vida teima em separá-los de finais felizes, ou de amores para sempre.
 
[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]
 

Chegar a Casa

Este projeto realizado por Sérgio Graciano  junta atores portugueses e espanhóis, contando com argumento de Filipa Poppe e Joana Andrade. Chegar a Casa é uma das grandes surpresas da ficção nacional este ano, contando com Joana Seixas, Miguel Ángel Blanco, Ruben Gomes, Sara Casasnovas, Rodrigo Tomás,Anabela Moreira, Leonor Vasconcelos, Rui Melo e Duarte Melo nos principais papéis.

A história arranca quando Cayetano decide terminar um casamento de quinze anos com Marta. O casal tem dois filhos, uma casa paga ao banco e a rotina a que Marta costumava chamar de felicidade. Cayetano, Ceo de uma empresa de telecomunicações, pediu o divórcio e todos os sinais que Marta ignorou ao longo de meses, fazem agora sentido: foi trocada por uma manicure mais nova, Lola.
 
Marta, responsável de comunicação na empresa de Cayetano, decide pedir a demissão e mudar-se com os filhos para a terra dos pais, Arcos de Valdevez, no Norte do país. Já Cayetano deixou a moradia da família para ir viver com a nova namorada. Este divórcio será apenas o cair da primeira peça de um dominó que, com o seu efeito, a todos irá afetar.

Emily in Paris

Criada por Darren Star, a 2ª temporada de Emily in Paris continua a acompanhar o dia-a-dia de Emily (Lily Collins) em Paris que, apesar de toda a inexperiência, conseguiu encantar alguns clientes. Com a confiança em alta, a jovem mergulhará mais fundo na cultura francesa, ao mesmo tempo que tenta resolver os seus conflitos amorosos com Gabriel (Lucas Bravo) e Camille (Camille Razat). Durante as aulas de francês, conhece um colega inglês, Alfie (Lucien Laviscount), que tanto a enfurece quanto a intriga.
 
Esta 2ª temporada conta ainda com um pormenor curioso para os espectadores portugueses: Kevin Dias, que interpreta Benoît, um artista de rua cujos caminhos se cruzam com os de Mindy (Ashley Park), tem raízes portuguesas. A sua mãe é portuguesa e, nas suas redes sociais, o ator não esconde o amor que sente por Portugal, publicando, com frequência, imagens e vídeos captados em território nacional. O elenco conta ainda com nomes como Philippine Leroy-Beaulieu, Samuel Arnold, Bruno Gouery, William Abadie, Arnaud Binard, Jean-Christophe Bouvet, Charles Martins, Kate Walsh e Jin Xuan Mao.

Glória

Escrita por Pedro Lopes e com realização de Tiago Guedes, Glória é a primeira série portuguesa a chegar produzida pela Netflix e retrata uma viagem histórica ao passado do nosso país, com um thriller de espionagem que coloca Portugal como cenário improvável da Guerra Fria.

Glória conta a história de João Vidal, interpretado por Miguel Nunes, um jovem engenheiro que tem no seu passado ligações ao regime fascista do Estado Novo, é recrutado pela KGB, a principal organização dos Serviços Secretos da União Soviética nos anos sessenta, para executar missões de alto risco que podem colocar Portugal numa posição delicada e, até, tem consequências à escala mundial. 
 
O elenco deste enredo reúne alguns dos maiores nomes da ficção nacional, numa lista que inclui mais de setenta artistas. Miguel Nunes, Carolina Amaral, Maria João Pinho, João Arrais, Marcello Urgeghe, Gonçalo Waddington, Carloto Cotta, Albano Jerónimo, Sandra Faleiro e Afonso Pimentel são alguns dos atores, mas podes conhecer o leque completo de intérpretes de Glória no nosso artigo especial, onde te apresentamos alguns dos anteriores projetos de cada um dos membros do casting levado a cabo por Maria José Monteiro.
 
[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]

It's a Sin

A história de It's a Sin gira ao redor de um grupo de amigos, acompanhando-os durante uma década, entre os anos de 1981 e 91 em Londres. Enquanto procuram por amor, identidade e felicidade, precisam de lidar com uma brutal doença, durante o ápice da epidemia de SIDA. O enredo foca-se especialmente em Ritchie Tozer (Olly Alexander) quando ele se muda da pequena ilha de Wight na costa sul da Inglaterra para Londres, com o objetivo de realizar o seu sonho de estudar teatro. Rapidamente cria laços fortes de amizade com Jill (Lydia West), Roscoe (Omari Douglas), Ash (Nathaniel Curtis) e Colin (Callum Scott Howells), e os cinco formam uma pequena família tentando apoiar-se contra a homofobia e a crise do HIV.

Escrita e produzida pelo guionista Russel T Davies e com Nicola Shindler  como produtora executiva, tem apenas uma temporada composta por cinco episódios de 60 minutos, disponível na HBO Portugal.

A série conta com um elenco de atores veteranos e novos talentos: Olly Alexander, Omari Douglas, Callum Scott Howells, Lydia West, Nathaniel Curtis, Patrick Harris, Keeley Hawes, Shaun Dooley, Stephen Fry e Tracy Ann Oberman.

[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]

La Casa de Papel (5ª Temporada)

Passadas 100 horas desde o início da missão no Banco de Espanha, e apesar de o grupo de assaltantes ter conseguido resgatar Lisboa (Itziar Ituño), o clima é de tensão e luto após a perda de Nairóbi (Alba Flores). Para piorar, o Professor (Álvaro Morte) é capturado por Sierra (Najwa Nimri) e, pela primeira vez na sua vida, não tem um plano de fuga. Os ladrões terão que enfrentar o seu pior pesadelo: uma guerra contra o exército.

La Casa de Papel é uma série de drama policial espanhola criada por Álex Pina, e conta com Úrsula Corberó, Álvaro Morte, Itziar Ituño, Alba Flores, Miguel Herrán e Jaime Lorente no elenco principal.

A série foi o primeiro grande sucesso internacional da Netflix. Até 2020, foi a série de língua não inglesa mais vista da plataforma. Apesar de ter chegado ao fim com esta 5ª temporada, está confirmado um spin-off com a personagem Berlim (Pedro Alonso). 

[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]

La Reina del Flow (2ª Temporada)

De regresso após 3 anos, a nova temporada de La Reina del Flow é marcada pelo regresso da dupla que conquistou o público mundial: Yeimy Montoya (Carolina Ramírez) e Charly Flow (Carlos Torres. Desta vez, Yeimy enfrentará novos perigos que ameaçam a sua vida e a da sua família, com a aparição de um inimigo inesperado que a conhece muito bem, enquanto Juancho (Andrés Sandoval), seu parceiro, assiste à chegada de uma produtora concorrente muito forte. O mundo de Yeimi é agora abalado quando Charly recupera a sua liberdade.

A série colombiana produzida por Ana Bond e Catalina Porto, é uma co-produção da Caracol Television em colaboração com a Teleset Colombia, e conta com um lado muito musical com o reggaeton.O elenco conta ainda com nomes como Adriana Arango, Lucho Velasco, Juan Manuel Restrepo, Mariana Gómez, Marcelo Dos Santos, Diana Wiswell e Mariana Garzón. 

Maid

Maid, minissérie original da Netflix, acompanha Alex (Margaret Qualley), uma jovem mãe numa tentativa de fugir de uma relação abusiva. Depois de sofrer nas mãos do ex-namorado Sean (Nick Robinson), decide fugir com a filha na expectativa de um construir um futuro melhor para as duas. Além de tudo, ainda tem de lidar com a mãe (Andie McDowell) que sofre de perturbação bipolar. Durante a sua jornada, é acolhida num abrigo para jovens vítimas de abuso e começa a trabalhar como empregada doméstica para guardar dinheiro e tentar encontrar um lugar para morar com a filha.

Criada por Molly Smith Metzler com base num livro auto-biográfico de Stephanie Land, conta com produção de , Luckychap Entertainment, a produtora de Margot Robbie. Embora a premissa da minissérie possa fazer parecer que esta é uma produção dramática, o espectador poderá assistir a alguns momentos de humor, protagonizados por Alex.

 [Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]

Nine Perfect Strangers

Nine Perfect Strangers é uma minissérie americana de drama baseada no livro por Liane Moriarty. A minissérie foi produzida por David E. Kelley e John Henry Butterworth e está disponível no serviço de streaming Hulu.

Nove estranhos da cidade reúnem-se para um retiro de 10 dias na Tranquillum House, um resort de saúde e bem-estar que promete transformar e curar os hóspedes. Porém, o resort não é bem o que parece e os hóspedes estão prestes a descobrir muitos segredos uns sobre os outros e sobre a anfitriã do resort, Masha(Nicole Kidman).

Entre os participantes estão Delilah (Tiffany Boone), Tony (Bobby Cannavale), Lars (Luke Evans), Ben (Melvin Gregg), Francis (Melissa McCarthy), Napoleon (Michael Shannon), Heather (Asher Keddie), Jessica (Samara Weaving) e Zoe (Grace Van Patten). Eles não se conhecem, mas parecem dispostos a tudo para alcançar os seus objetivos. 

[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]

O Clube (3ª Temporada)

O Clube é uma série portuguesa produzida pela Santa Rita Filmes e exibida pela OPTO SIC, com base numa ideia desenvolvida por João Matos.

Nesta nova temporada, Maria (Vera Kolodzig) abriu uma casa noturna exclusiva e disputa os clientes com Kiko (Lourenço Ortigão), que trouxe o perfume de Ibiza para as noites de Lisboa. A morte de Cátia (Matilde Reymão) traz ao clube Teresa (Jessica Athayde), uma jornalista que se finge de acompanhante de luxo para investigar os segredos que se escondem por detrás dos vícios privados dos poderosos no mundo da noite. Ao clube, chegam Madalena (Maria Dominguez), namorada de Kiko, e Rita (Ana Marta Ferreira), que tem como principal objetivo ganhar dinheiro para sustentar o filho, escondendo do marido que veio trabalhar para a noite.

A terceira temporada conta ainda com Luana Piovanni, José Raposo, Beatriz Godinho e Índia Branquinho no elenco principal.

Only Murders in the Building

Criada por Steve Martin e John Hoffman, Only Murders in the Building conta a história de três estranhos que compartilham uma obsessão pelo género true crime e que, de repente, se veem envolvidos num crime na vida real. Quando uma morte horrível ocorre dentro do seu prédio em Upper West Side, o trio – formado por Mabel (Selena Gomez), Charles (Steve Martin) e Oliver (Martin Short) – começa a suspeitar do assassinato e usa o seu conhecimento de true crime para investigar o caso. 
 
Mas rapidamente percebem que um assassino pode estar a viver entre eles e que, portanto, estão em perigo. Agora, vão ter de correr para decifrar as pistas e descobrir a verdade – antes que seja tarde demais. A série, composta por dez episódios, estreou a 31 de agosto de 2021 no Hulu e Star+, estando disponível em Portugal no Disney +.

Outer Banks

Outer Banks é uma série de televisão norte-americana de drama adolescente criada por Josh Pate, Jonas Pate e Shannon Burke. Ao longo da segunda temporada, John B. (Chase Stokes) e Sarah (Madelyn Cline), que todos pensam estar mortos, viajam rumo às Bahamas, a fim de procurar o ouro roubado pelo pai da jovem. Enquanto isso, em Outer Banks, Kiara (Madison Bailey), JJ (Rudy Pankow) e Pope (Jonathan Daviss), começam uma nova caça ao tesouro, ainda mais perigosa que a primeira, com consequências muito mais graves que mudarão as suas vidas para sempre. Chase e Sarah acabam por regressar, juntando-se aos “Pogues” para resolver este mistério.

Os espectadores vão poder continuar a acompanhar as aventuras destes jovens, com uma terceira temporada já confirmada pela Netflix.

[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]

Pôr do Sol

Com produção da Coyote Vadio e realização de Manuel Pureza, Pôr do Sol tornou-se num dos maiores sucessos da ficção portuguesa em 2021. A série é uma sátira às telenovelas e conta com nomes como Gabriela Barros, Diogo Amaral, Sofia Sá da Bandeira, Marco Delgado, Rui Melo, Manuel Cavaco, Susana Blazer, Rodrigo Saraiva entre muitos outros.
 
Na história, Gabriela Barros interpreta o papel de duas irmãs gémeas - Filipa Martins e Matilde Bourbon de Linhaça. Matilde vive na ilusão de encontrar um amor para a vida toda. Filha da lezíria, menina que cresceu a ver os cavalos do seu pai Eduardo (Marco Delgado) serem campeões, é em Lourenço (Diogo Amaral), seu amigo de infância e filho de António (Manuel Cavaco), o empregado que a viu nascer, que Matilde encontra o amor. Juntos vão viver um amor impossível na Herdade do Pôr do Sol. 
 
Mas nem tudo são rosas e um velho segredo pode deitar tudo a perder. Matilde desconhece que sua mãe, Madalena (Sofia Sá da Bandeira), se envolveu no passado com António e que, algures perdida, há uma irmã gémea, que carrega o legado da sua família, do seu sangue. A sua gémea é Filipa Martins, uma empresária sem escrúpulos, gestora de uma das mais conceituadas revistas de moda, a revista BLAZE, onde trabalham Raúl Pimenta (Rodrigo Saraiva), fotógrafo de dia, mas hacker a partir das sete da tarde, e Carla Pinto (Susana Blazer), mulher de pouca sorte, mas rica em generosidade, sonhos e receitas de bolo mármore. Filipa irá juntar-se a Simão Bourbon de Linhaça Rui Melo), o tio calculista, oportunista e ex-cientista que tem um plano para arrasar a vida do seu irmão Eduardo. 
 

Princípio, Meio e Fim

O projeto desenvolvido por Bruno Nogueira conta com um argumento assinado em parceria com Nuno Markl, Salvador Martinha e Filipe Melo. Jessica Athayde, Nuno Lopes, Albano Jerónimo, Rita Cabaço e Miguel Guilherme são algumas das caras que se reunem na mesa de Princípio, Meio e Fim ao longo das várias emissões.

"Todas as semanas cinco amigos reúnem-se para jantar. O que estes cinco amigos não sabem é que são figuras de ficção, o que eles dizem e fazem não é decidido por eles”. Foi desta forma que o canal apresentou o programa que junta ficção e realidade numa narrativa que acompanha a realização de um jantar guionado, desde o processo de concepção da ideia, passando pelas exigências de produção até ao realizar do evento que todas as semanas apresenta nuances trazidas pelos convidados. 

Scenes from a Marriage

Escrita e realizada por Hagai Levi, a produção da HBO é baseada numa obra original do sueco Ingmar Bergman. Os atores Jessica Chastain e Oscar Isaac assumem o papel principal em Scenes From a Marriage, uma minissérie de cinco episódios que promete fazer uma análise da "representação icónica do amor, ódio, desejo, monogamia, casamento e divórcio pelos olhos de um casal americano contemporâneo".

O que o público irá descobrir é que nem sempre as personagens interpretadas pela atriz norte-americana e o ator natural da Guatemala vivem o romance perfeito. A trama da série relata a história de Mira (Jessica Chastain), que se mostra insatisfeita com a relação que mantém com Jonathan (Oscar Isaac), que, por sua vez, procura de forma desesperada manter o seu casamento vivo.

[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]

Squid Game

Foi um dos maiores sucessos mundiais da Netflix em 2021. Squid Game acompanha um grupo de jogadores falidos que aceitam um estranho convite para competir em jogos infantis. O prémio que os espera é tentador, mas as consequências são fatais.  
 
Criado por Hwang Dong-hyuk, Squid Game foi lançada mundialmente a 17 de setembro de 2021, através da Netflix, e tornou-se na série mais vista de sempre na plataforma de streaming, ao chegar à lista de ‘mais vistos’ em 94 países. O elenco é composto por Lee Jung-jae, Park Hae-soo, Oh Yeong-su, Wi Ha-joon, HoYeon Jung, Heo Sung-tae, Anupam Tripathi, Kim Joo-ryoung e Lee Yoo-mi.

[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]

The One

E se de um dia para o outro um grupo de cientistas descobrisse como encontrar o seu par perfeito e para isso fosse apenas preciso uma amostra de ADN? Na trama de The One, uma organização secreta de cientistas que trabalha para o governo vai descobrir que o nosso ADN é 100% compatível com uma só pessoa em todo o mundo. 
 
Este é o plot de The One, o projeto de sci-fi da Netflix que conta com Albano Jerónimo como um dos protagonistas e Miguel Amorim no elenco principal. Criada por Howard Overman e baseada no romance homónimo de John Marrs, a série conta ainda com nomes como Hannah Ware, Zoe Tapper e Dimitri Leonidas.

[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]

Wandavision

Numa homenagem à história da televisão americana, Wandavision é uma minissérie criada para a Disney+ por Jac Schaeffer, baseada nos personagens Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate e Visão, da Marvel Comics. É a primeira série televisiva do Universo Cinematográfico Marvel produzida pelo Marvel Studios, dando continuidade com os filmes da franquia e ocorrendo após os eventos do filme Avengers: Endgame (2019). 
 
Três semanas após os eventos do filme, Wanda Maximoff e Visão estão a viver na cidade de Westview, no estado de New Jersey, tentando esconder as suas verdadeiras identidades. À medida que começam a entrar nas novas décadas, o casal suspeita que as coisas não são o que parecem.O argumentista principal é Schaeffer, enquanto Matt Shakman é o realizador.  
 
[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]

You (3ª Temporada)

Com 10 episódios, a 3ª temporada de You conta-nos a história de Joe (Penn Badgley) e Love Quinn Goldberg (Victoria Pedretti) que, agora casados, se preparam para criar o seu filho na nova casa em Madre Linda – um idílico subúrbio da Califórnia, perfeito para um novo começo. Resta saber se conseguirão levar uma vida normal e deixar o seu passado obscuro para trás quando as tendências obsessivas e perigosas de ambos retornarem para os assombrar.

A série foi criada por Sera Gamble e Greg Berlanti e escrita pelos mesmos, em conjunto com Amanda Johnson-Zetterström, Kelli Breslin, Kara Lee Corthron, Michael Foley, Neil Reynolds, entre outros escritores. O elenco principal inclui ainda Saffron Burrows, Tati Gabrielle, Shalita Grant, Travis Van Winkle, Dylan Arnold, Scott Speedman, Michaela McManus e Ben Mehl.

[Lê a crítica de Ricardo Neto no "Coming Up" dedicado à série, clicando aqui]