Header Ads

Carlos Pereira: "O «Barman» não é a minha história, mas sim a nossa história"

Foto: Direitos Reservados

Barman é o nome da mais recente série da RTP Lab que já se encontra disponível na RTP Play. A ideia original é do comediante Carlos Pereira, que ao longo da produção da série acumulou o cargo de guionista com o de ator principal. Mais de seis meses separam a fase de gravações da estreia e o Fantastic foi agora conhecer melhor a série, que, apesar de ser uma comédia, não fica indiferente à realidade de muitos artistas em Portugal.

Mais um dia de trabalho na discoteca Lux, mais uma reunião entre os trabalhadores que se juntavam na pista de baixo a confraternizar antes do começo da noite e da chegada dos primeiros clientes. Foi no meio desta rotina que Carlos Pereira teve a ideia para a série Barman, que ganhou forma e está agora acessível  na plataforma de streaming da estação pública. "Estávamos a trocar impressões sobre os clientes, quando alguém começou a recordar a história de uma rapariga que se dirigiu ao balcão para pedir gelo e, face à resposta negativa por parte do meu colega, atirou a bebida para o chão", conta-nos. Foi na sequência deste episódio que o também protagonista explica que falou com o seu "colega Tiago que na altura estudava cinema e disse que isto podia ser o princípio de uma boa história".

Foto: Direitos Reservados

 Com a ideia inicial na cabeça, Carlos Pereira juntou-se a a Daniel Cruz, Guilherme Ludovice e Tomás Rodrigues para desenvolver a trama desta produção de 7 episódios, que tem Lisboa e Alcobaça como pano de fundo. O enredo gira em torno de um comediante chamado Carlos, que vê os seus planos de vida serem alterados depois de saber que tem uma dívida para pagar às finanças e que o seu colega de casa está a pensar transformá-la num alojamento local. Em consequência, o protagonista começa a trabalhar num bar para conseguir ganhar um salário fixo ao fim do mês. 

Ainda assim, ao longo da história são várias as personagens que se cruzam com Carlos e o orientam na direção do trabalho seguro com salário fixo, mas muitas outras o empurram na direção dos palcos. A sinopse de Barman acrescenta ainda que "a obrigação da escolha e a impossibilidade de conciliar os dois mundos vai perseguindo Carlos e deixando marcas permanentes na sua vida".

Foto: Direitos Reservados
 
Para além de Carlos Pereira ser um dos criadores da série, é também o protagonista cujo nome é coincidente com o seu. No entanto, esclarece ao Fantastic que apesar da personagem interpretada por Carlos Pereira também assumir o nome Carlos, isso não significa que se trate da mesma pessoa. "O Barman não é a minha história, mas sim a nossa história". "É uma série sobre todos nós, é a série das pessoas que têm sonhos, é a série das pessoas que têm de fazer uma coisa querendo fazer outra", prossegue. Diz-nos ainda entre risos que "o Carlos da vida real trouxe os temperos ao Carlos da série, mas o tacho foram os outros guionistas que trouxeram".

Quem também se identifica com a mensagem que Barman procura passar é a atriz Ana Sofia Gonçalves, que interpreta Marta, a exigente chefe de bar. Ao Fantastic avança que um dos principais desafios foi as gravações em tempo de confinamento, já que grande parte da série tinha um bar como cenário e, portanto, "era uma realidade que todos os atores não viviam há muito tempo, pelo que houve um forte espírito de entreajuda". Miguel Neves, Tomás Rodrigues, Joana Pialgata, Duarte Pita Negrão, Rita Camarneiro e Tiago Castro são alguns dos atores que também integram o elenco da série.

Foto: Direitos Reservados
 
Produzida pela Many Takes, a realização do mais recente projeto da RTP Lab foi assinada por Luís Almeida. Este foi o seu primeiro grande trabalho enquanto realizador, pelo que considera "assustador", mas ao mesmo tempo "um grande orgulho" ver a série sair do papel e materializar-se, "dando trabalho a muita gente". É a esta "muita gente" que contribuiu para o projeto que Luís Almeida dedicou uma publicação na sua conta de Instagram. 
 
"Muitas vezes o destaque vai para o realizador, ou para um produtor, ou até mesmo para um autor, mas a verdade é que somos apenas uma peça desta máquina que não funciona sem o trabalho de todos nós", escreve. Quando questionado pelo Fantastic acerca do seu principal desafio neste projeto, o realizador aponta que uma vez que não está ligado à área da representação, sabe aquilo que procura numa cena, mas tem "alguma dificuldade em passar essa informação aos atores". 

Podes ver aqui o trailler de Barman, a série que segundo consta em nota de imprensa, "não sendo totalmente baseada em factos reais, é uma história com algum fundo de verdade na vida do seu autor original e ator principal Carlos Pereira".