"Equador": Série da TVI chega ao catálogo da HBO Portugal
Foto: Direitos Reservados |
A série portuguesa, exibida originalmente pela TVI em 2008 e 2009, chega agora ao catálogo da HBO Portugal. Composta por 30 episódios, Equador é baseada na obra de Miguel Sousa Tavares com o mesmo nome e está agora disponível na plataforma de streaming, sucedendo a produções portuguesas como as séries 3 Mulheres e Terra Nova, da RTP1, ou os filmes Interface e Jacinta, da TVI.
“O alcance de um canal de streaming como a HBO é muito relevante para o mercado audiovisual português e, em particular, para a projeção internacional cada vez maior que queremos que a TVI conquiste“, avançou em comunicado Margarida Vitória Pereira, diretora de planeamento, aquisições e vendas de conteúdos da TVI, citada pelo Espalha Factos.
A história acompanha Luís Bernardo, um jovem empresário lisboeta, no início do século XX. Dotado de visão estratégica, facilmente se apercebe que as potências estrangeiras tentam, sob a capa de um "humanismo hipócrita", eliminar a concorrência dos produtores portugueses de cacau, alegando o uso ilegal do trabalho escravo e incentivando o boicote à compra do cacau de São Tomé.
Mas a realidade não é diferente da dos outros países colonizadores. Luís Bernardo escreve um artigo denunciando a situação e é convidado pelo próprio Rei D. Carlos a ocupar o lugar de governador das ilhas de S. Tomé e Príncipe durante três anos, sendo-lhe atribuída a missão de averiguar se há ou não trabalho escravo na referida colónia e convencer o cônsul inglês de que o trabalho escravo em Portugal já faz parte do passado. Aqui se ligam as vertentes históricas e pessoais da obra.
Gravada em quatro continentes – Portugal, Brasil, Índia e São Tomé e Príncipe - Equador conta com um elenco de mais de 100 atores e milhares de figurantes. Maria João Bastos e Filipe Duarte são os protagonistas desta história que conta ainda com nomes como Dalila Carmo, Ruy de Carvalho, Manuela Couto, Patrícia Bull, Marco D’Almeida, Paula Lobo Antunes, Joana Solnado, Vítor Norte e Miguel Seabra, entre muitos outros.
Comente esta notícia