Header Ads

Carlos Melim: "A série 'n00b' nasce da ideia de procurar entender esta nova linguagem que os jovens usam para comunicar"

Foto: RTP / Direitos Reservados

n00b é o nome da nova série da RTP Lab que já chegou à RTP Play. O formato é composto por seis episódios de 12 minutos e conta a história de um professor que é alvo de bullying por parte dos alunos, que decidiram criar uma página com memes e vídeos nos quais gozam com ele. O Fantastic esteve presente na antestreia da série de Sérgio Fernandez Muñoz e Carlos Melim para conhecer o elenco e o processo criativo desta produção que mistura ficção e comédia.

"A série nasce da ideia de procurar entender esta nova linguagem que os jovens usam para comunicar, nomeadamente os memes e os vídeos virais". Quem nos conta é o realizador Carlos Melim, que explica ainda que o objetivo desta nova produção da RTP Lab passa por lançar o debate sobre o universo da comunicação digital adolescente, uma vez que "por mais que achemos graça a estes vídeos e memes, há sempre alguém que é vítima ou que é gozado". 

Foto: Miguel Frazão (Fantastic)

Numa altura em que as redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano, um estudo da Marketest intitulado Os Portugueses e as Redes Socias 2020 indica que os jovens passam, em média, 135 minutos por dia nestas plataformas. É por isso que a estação pública avança em nota de imprensa que há a "necessidade de explorar estes conteúdos digitais aparentemente banais e inconsequentes, mas que na sua estranheza escondem uma manifestação humana com muita personalidade, que, mais cedo ou mais tarde, obrigam a prestar atenção à nova geração e à forma como se relacionam". A atriz Inês Lucas destaca a pertinência deste tema, na medida em que "ainda não veio muito para o ecrã". 

Ainda que os guionistas e realizador nunca apontem quem é o bom e o vilão desta história, sabe-se apenas que Felisberto (Alexandre Martins), professor, vai descobrir uma página de memes na qual os alunos gozam com ele. Face a isto, o professor vai trabalhar para construir uma boa ligação com os alunos a fim de desvendar quem foram os responsáveis pela página. Durante toda a série, a personagem interpretada por Alexandre Martins vai estar exposta ao tipo de linguagem utilizada na internet pelos adolescentes que influenciam as novas gerações e alteram as formas de educação. Carlos Melim diz-nos que o fator diferenciador de N00b está precisamente "na mistura da linguagem digital com a linguagem mais cinematográfica de ficção, que acaba por ser apelativa para os jovens que se quer trazer para a série".

Foto: Miguel Frazão (Fantastic)

Com produção da CREART, o elenco é composto por Alexandre Martins, Monica Bakker, Inês Lucas, Filipe Bragança, Mauro Hermínio, entre outros. Para Inês Lucas, a série "mostra o conflito entre a geração mais jovem e os mais velhos e a complexidade que às vezes se encontra nessas relações". No que toca à preparação da sua personagem, a artista adianta que se sentiu sempre muito "esclarecida". "Logo quando fiz o primeiro casting tive oportunidade de aprender muito sobre a personagem e o Carlos Melim conversou comigo sobre o tipo de relação que ela tem com o professor bem como a importância do seu papel nesta história", sublinha.

O processo de produção da série que vai desde as gravações à fase de edição demorou apenas dois meses, contudo, o principal desafio do realizador foi "tentar arranjar decórs em plena pandemia e uma escola, numa altura em que estavam todas fechadas". 

Podes ver aqui o trailer de n00b, a série cujos seis episódios já estão disponíveis na RTP Play: