Turim é a cidade escolhida para acolher o "Eurovision Song Contest 2022"
Foto: Direitos Reservados |
O suspense chegou finalmente ao fim. Depois da vitória dos Maneskin com Zitti E Buoni em Roterdão, nos Países Baixos, está descoberta a cidade que irá acolher a competição musical em 2022. A Pala Alpitour, localizada na cidade de Turim, será o palco da 66ª edição do Festival Eurovisão da Canção. A delegação portuguesa fará também a sua 52ª aparição no certame musical.
O anúncio da cidade escolhida foi feita pela página oficial do evento nas redes sociais, com Martin Österdahl, supervisor executivo, a afirmar em comunicado que “Turim é a cidade perfeita para a realização da 66ª edição do ESC 2021”. Segundo o próprio, o recinto eleito “excede todos os requerimentos necessários para receber um evento desta escala e temos estado muito impressionados pelo compromisso da cidade de Turim que vai receber milhares de fãs em maio próximo”.
Já o CEO da televisão estatal italiana RAI, Carlo Fuortes, afirmou que a escolha não foi particularmente fácil devido “ao alto nível das propostas das restantes cidades a competição para receber o evento”, realçando ainda que a escolha será “um grande desafio para a RAI e para o nosso país”. As datas da competição internacional também já foram agendadas: nos dias 10 e 12 de maio serão transmitidas as habituais semifinais, com a Grande Final a acontecer no sábado dia 14.
Turim é situada a norte do país transalpino, mais concretamente na região do Piemonte será também a 3ª cidade italiana a receber a Eurovisão, depois de Naples em 1965 e Roma em 1991.
A Itália estreou-se no Eurovision Song Contest em 1956, conta com 46 participações na competição internacional e três vitórias no palmarés. Estiveram ausentes de forma prolongada desde 1998 até 2010, regressando então em 2011 na cidade alemã de Düsseldorf, conseguindo então arrecadar seis vezes um lugar no top 10 na última década, fazendo também dos italianos uma das delegações mais bem sucedidas.
Vê abaixo a canção vencedora do ano passado.
Comente esta notícia