Header Ads

"O Nosso Reino", "Salto" e "Amélia" são os filmes vencedores do "Vistacurta 2021"

Foto: Direitos Reservados

O Nosso Reino (de Luís Costa), Salto (de Nuno Baltazar) e Amélia (de Inês Costa) foram os vencedores da edição de 2021 do Vistacurta, festival de curtas-metragens que decorreu em Viseu entre 12 e 16 de outubro. O certame que tem como objetivo "valorizar a obra dos realizadores da região" tem incluído, desde 2017, a competição nacional de filmes que examinam a questão da interioridade. 

O Nosso Reino foi o vencedor do Prémio Produção Nacional no festival viseense. Premiado, segundo o júri, pela “aparente simplicidade da forma, e o modo como contrasta com a complexidade temática, as componentes imagética e sonora e a sua relação levam a uma experiência eminentemente cinematográfica”. A curta-metragem foi produzida pela Bando à Parte e ganhou recentemente o Prémio MOTELX Melhor Curta de Terror Portuguesa 2021 e o Prémio Méliès d’argent – Melhor Curta Europeia 2021.

Salto foi galardoado com o Prémio Primeira Vista. O cineasta português quis “explorar um dia na vida de um jovem rapaz à medida que andava à deriva por uma cidade dominada pela recessão, reimaginando não só um espaço temporal e geográfico, mas também um universo emocional”. Produzido pela Grumpy Panda e por Nuno Baltazar, o filme tem passado por festivais como o Festival International Cinéma Méditerranéen Montpellier ou o IndieCork Film Festival.

Amélia, de Inês Costa, venceu o Prémio Produção Local, num filme que, segundo os jurados, consegue "uma combinação bela entre a imagem filmada e a animação", o que resulta "num efeito plástico rico e que fortalece a narrativa, essa plasticidade transporta-nos de forma envolvente para um espaço temporal e para uma história tocante e repleta de pontos de afinidade."

Os vencedores da edição 2021 foram revelados a 16 de outubro, último dia do festival, sendo atribuído um prémio monetário de 3.000 euros. O painel de jurados foi composto por Melanie Pereira, José Faro e Samuel Barbosa.