Header Ads

João Couto: «"Boa Sorte" é um disco onde uno as minhas ambições pop e os meus gostos mais idiossincráticos»

Foto: Direitos Reservados

Boa Sorte é o nome do novo álbum de originais de João Couto, projeto lançado na passada sexta-feira, dia 1 de outubro, e que promete ser uma viragem na carreira do jovem artista de Vila Nova de Gaia. Os Meus Amigos, Massa do Meio-Dia, Sexta-feira 13 ou Boa Sorte são apenas quatro dos doze temas disponíveis no álbum Boa Sorte, que já está disponível em formato físico em todas as plataformas digitais.  

"Sinto que este é um disco onde eu uno as minhas ambições pop e todos os meus gostos mais idiossincráticos. Senti uma necessidade grande de citar muitas das minhas influências atuais, sobretudo aquelas que acabam por fazer uma pop mais experimentalista. Porque eu acho que a música pop atualmente está a viver uma fase mesmo fixe", referiu João Couto em entrevista ao Fantastic. "Temos por exemplo a Billie Elish ou a Olivia Rodrigo, que mesmo na esfera do mainstream estão a fazer músicas muito interessantes, tanto a nível de produção como a nível de letras", continuou.

Em conversa com o nosso site no início de maio, altura em que João Couto lançou Massa do Meio-Dia,o segundo single de avanço do álbum, o cantor considerou ainda que o seu novo disco tem "influência de pop de câmara, pop africana, música disco, dance music", entre outros. "Há muito mais groove, há mais funky, e acho que é um disco que acaba por ser muito mais autêntico", acrescenta.

Por outro lado, "por uma questão de necessidade e por opção artística", João Couto toca, neste novo álbum grande parte dos instrumentos. "Não foi possível gravar com a minha banda como gostaria, devido à pandemia. Tivemos o cuidado de ter o número estritamente necessário de pessoas no estúdio quando gravávamos. Se há coisa que eu quero que o público note neste disco é uma liberdade artística e musical autêntica", revelou ainda ao Fantastic.

"Quando comecei a preparar este disco, estava sem editora e sem agenciamento. Houve ali um momento, ao início, em que estava incrivelmente amedrontado porque não tinha aquela rede habitual. Mas uns dias depois percebi: “Ok, tenho aqui uma oportunidade única para fazer aquilo que me apetece a nível criativo”. Na altura do Festival da Canção eu já falava com o Pedro Pode sobre o facto de querer trabalhar com ele. E ele foi a pessoa que me abriu a porta do seu estúdio, enquanto todas as outras portas se fechavam, por isso este disco não existia sem ele", continua ainda o artista.

O álbum Boa Sorte conta com 12 temas originais e a capa é da autoria de Silas Ferreira. A edição limitada em CD pode ser adquirida em joaocouto.bandcamp.com. O concerto de apresentação que terá lugar no Auditório CCOP no Porto, no dia 29 de Outubro, já tem também os bilhetes à venda na bol.pt e nos locais habituais. O espetáculo conta com S. Pedro e Marlon (Os Azeitonas) como convidados especiais.