Header Ads

"FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos" está de volta de 14 a 24 de outubro

https://foliofestival.com/2015/wp-content/gallery/12-outubro/20191012_FOLIO_NC_438.jpg
Foto: CM Óbidos / Direitos Reservados

A vila de Óbidos volta a receber o FOLIO, numa nova edição que decorre de 14 a 24 de outubro. Depois de um ano de pausa, devido à pandemia, o Festival Literário Internacional de Óbidos regressa e, desta vez, terá “O outro” como tema principal. Ao longo de dez dias, o evento contará com 16 mesas e debates no FOLIO Autores, 35 iniciativas no FOLIO Educa, 75 atividades do FOLIO Mais, Banda Desenhada e FOLIO Ilustra, 23 concertos e 12 exposições, totalizando 161 atividades e 175 autores e escritores presentes.
 

Uma das novidades do evento será a primeira edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, que tem como objetivo promover jovens escritores moçambicanos e que será entregue pela primeira vez na edição deste ano, numa parceria entre a fundação com o mesmo nome, a Câmara de Comércio Portugal Moçambique e a Câmara Municipal de Óbidos.

Ainda neste FOLIO, poderás contar com uma nova área de programação ligada à banda desenhada, com uma exposição e workshops ao longo da semana para públicos com mais de 12 anos de idade. Já a linha de Programação FOLIO Ilustra irá celebrar a obra de José Aurélio e os 50 anos da Galeria Ogiva, em Óbidos.
 
O evento, que decorre por todo o centro histórico da Vila de Óbidos, terá uma tenda principal montada na Praça de Santa Maria, que será o palco principal e onde decorre a maior parte das sessões. Existirá ainda uma segunda tenda na Cerca do Castelo, onde se realizarão todos os concertos da Folia. Os Museus e Galerias e Casa da Música e livrarias serão também palco de algumas das atividades.

Das várias caras que passarão pelo FOLIO, destacam-se nomes como Leïla Slimani, Juan Gabriel Vasquez, Itamar Vieira Júnior, Paulo Scott, Lilia Schwarcz, Richard Zimler ou Mário de Carvalho. Fazem ainda parte do programa conversas com personalidades como Pedro Mexia, Ricardo Araújo Pereira, Dulce Maria Cardoso, João Paulo Borges Coelho ou Ana Margarida de Carvalho, José Luís Peixoto, João Tordo, Filipe Melo ou Hugo van der Ding, entre muitos outros.

Na secção designada de Folia, o cartaz é da responsabilidade da Fundação Inatel e conta com concertos de nomes como Ana Lains, Galandum Galundaina, Maria Monda, Luta Livre, Mário Lúcio e Teresa Salgueiro, A Garota Não, Stereossauro e Diabo a Sete, entre outros.

Conhece a programação completa em https://foliofestival.com/. Os bilhetes são gratuitos mas são limitados e devem ser reservados em https://obidos.bol.pt/