Header Ads

MOTELX 2021: Filmes de Carlos Conceição, Patrick Mendes e Filipe Melo em destaque esta quarta-feira, dia 8

https://www.lusonoticias.com/images/stories/2020/LusoCultura/Cinema/UmFiodeBarbaEscarlate-03.jpg
Foto: Direitos Reservados
 
A exibição dos filmes Um Fio de Baba Escarlate, A Terra do Não Retorno e O Lobo Solitário na sessão das 20h30, na Sala Manoel Oliveira, é um dos grandes destaques desta quarta-feira, dia 8 de setembro do MOTELX. Mas há mais para ver no festival de cinema de terror de Lisboa: curtas à hora de almoço, várias longas-metragens ao longo do dia e ainda a sessão das microCURTAS, com revelação do vencedor deste passatempo.

A tarde começa pelas 13h00, na Sala 3 do Cinema São Jorge, com a exibição da primeira sessão "Curtas ao Almoço", na qual poderemos ver seis filmes internacionais. Logo depois, às 14h20, é exibido na Sala Manoel de Oliveira o filme Post Mortem, de Péter Bergendy, integrado na Secção Serviço de Quarto. Da mesma secção fazem ainda parte Cryptozoo, de Dash Shaw, a ser exibido às 15h30 na Sala 3 e ainda After Blue, de Bertrand Mandico, que passa às 17h20 na Sala Manoel Oliveira.

Às 18h00 poderemos ver o filme The Feast, de Lee Haven Jones, que faz parte da secção Prémio MOTELX - Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d'argent. A sessão decorre na Sala 3 e no final contará com um momento de perguntas do público. Às 19h30 poderemos ver ainda a apresentação do livro Os Contos mais Épicos de Conan, na Sala 2.

https://comunidadeculturaearte.com/wp-content/uploads/2021/06/unnamed-119-scaled-1.jpg
Foto: Direitos Reservados
Filmes de Carlos Conceição, Patrick Mendes e Filipe Melo em destaque no MOTELX
    
Às 20h30, a Sala Manoel Oliveira recebe uma das sessões mais aguardas deste MOTELX. Serão três os filmes a serem projetados, começando por Um Fio de Baba Escarlate, de Carlos Conceição, um filme com aproximadamente 61 minutos, que pertence à Secção Prémio MOTELX - Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d'argent. Matthieu Charneau, Joana Ribeiro e João Arrais são os protagonistas da história.

Na mesma sessão, poderemos ver a curta-metragem A Terra do Não Retorno, de Patrick Mendes, neste que é o regresso do realizador ao festival depois de vencer a primeira edição do Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa, em 2009, com Sangue Frio. O seu novo filme conta com Ana Teresa Santos, David Pereira Bastos e Isabel Abreu.

O Lobo Solitário, de Filipe Melo, marca o regresso do artista à realização. O filme acompanha o programa da noite da Viva FM, durante o qual o radialista Vitor Lobo recebe uma chamada de um velho amigo que quer pôr a conversa em dia. Filmado num plano sequência único, Filipe Melo apresenta um thriller "angustiante e claustrofóbico" protagonizado por Adriano Luz, que conta ainda com António Fonseca e Maria João Pinho.

As curtas-metragens de Patrick Mendes e Filipe Melo estão nomeadas na secção Curtas Internacionais e podem ser ainda revistas na segunda-feira, dia 13 de setembro, às 16h30.
 
https://img.i-scmp.com/cdn-cgi/image/fit=contain,width=1098,format=auto/sites/default/files/styles/1200x800/public/d8/images/methode/2020/07/14/32d47298-c58c-11ea-86df-6d561651b5f4_image_hires_153817.jpg?itok=y2dTiCdt&v=1594712305
Foto: Direitos Reservados
 
microCURTAS e longas-metragens completam as sessões da noite
 
Às 22h30, na Sala 2, são projetadas as microCURTAS, filmes que fazem parte de um concurso lançado pelo MOTELX, no qual o festival desafia o público a contar uma história de terror em dois minutos e filmadas com telemóveis, tablets, smartphones ou webcams
 
"Esta competição tem como objectivo promover o cinema de terror nacional através da utilização das novas tecnologias na produção cinematográfica, uma tendência cada vez mais presente na criatividade da Sétima Arte", explicou o festival. Nesta sessão, para além de exibidas as microCURTAS, é ainda revelada a vencedora, que será exibida na Sessão de Encerramento da 15ª edição do MOTELX.
 
Ainda em horário nobre, a Sala 3 recebe The Maid, de Lee Thongkham, às 21h30. Já na Sala Manoel de Oliveira, pelas 23h30, é projetada a longa-metragem Violation, de Madeleine Sims-Fewer e Dusty Mancinelli, numa sessão que inclui ainda a curta-metragem portuguesa Cabra Cega.  
 
A noite de longas-metragens fecha com a exibição de Audition, de Takashi Miike, às 23h45,  na Sala 3, integrada na Secção Fúria Assassina: Mulheres Serial Killer. Este programa especial apresenta "um desvio por este território desconhecido do terror".

Vê a programação completa desta quarta-feira, dia 8, clicando aqui.