Header Ads

Margarida Vila-Nova e Pedro Miguel Ribeiro apresentam a gala dos "Prémios Sophia 2021"

Foto: Direitos Reservados

É já no próximo domingo, dia 19 de setembro, que a Academia Portuguesa do Cinema volta a premiar o que de melhor se faz no cinema português. A cerimónia dos Prémios Sophia 2021 será transmitida pela RTP2, a partir das 21h50, contando com a apresentação da atriz Margarida Vila-Nova e do também ator e argumentista Pedro Miguel Ribeiro, que assina também o guião deste espetáculo.

No ano em que a Academia Portuguesa de Cinema comemora o 10º aniversário, a celebração anual do cinema português será dedicada ao tema "Cinema Europeu" e pela primeira vez será atribuído um Prémio Sophia ao Melhor Filme Europeu. Desde 2012, que a Academia promove esta entrega de prémios e o seu nome foi escolhido em homenagem à poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.

Este ano, os filmes mais nomeados são Mosquito, de João Nuno Pinto, com 13 nomeações, Ordem Moral, de Mário Barroso, com 10 nomeações, O Ano da Morte de Ricardo Reis, de João Botelho, e Listen, de Ana Rocha de Sousa, com 8 nomeações cada e O Fim do Mundo, de Basil da Cunha, que soma 7 nomeações. O Fantastic revelou anteriormente a lista completa dos nomeados, que poderá ser consultada aqui

A cerimónia deste ano entregará ainda troféus em categorias especiais, cujos vencedores já foram revelados anteriormente. Em 2021, a categoria Prémio Sophia Carreira presta homenagem à atriz Maria do Céu Guerra e ao ator Sinde Filipe. Revelados estão também os vencedores dos Prémios Nico, que  reconhecem e incentivam novos talentos, cujos vencedores podem ser conhecidos aqui. Já os vencedores dos Prémios Sophia Estudante podem ser consultados aqui.