Header Ads

IndieLisboa 2021: "2001: Odisseia no Espaço" é exibido esta quarta-feira, dia 1 de setembro

https://www.icse2018.org/getImage/orig/space_odyssey.jpg
Foto: Direitos Reservados

A Sala Manoel de Oliveira recebe hoje, dia 1 de setembro, às 17h30, um dos mais importantes filmes de ficção científica da história do cinema. 2001: Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, é a primeira proposta de hoje do Indie Lisboa. A projeção de Les Prières de Delphine às 19h, no Grande Auditório da Culturgest, integrado na Competição Internacional e a exibição de The Sparks Brothers, de Edgar Wright, um filme-foco da secção IndieMusic, às 21h30 no Cinema São Jorge, são outros dos principais destaques desta quarta-feira.

Ao final da tarde, o Cinema Ideal recebe Poly Styrene: I am a Cliché, um documentário de Celeste Bell e Paul Sng, integrado na secção IndieMusic , e que poderá ser visto a partir das 18h00. Poly Styrene, da banda inglesa X-Ray Spex, viu os Sex Pistols em 1976 e converteu-se ao punk rock. Este filme, realizado por Paul Sng e pela filha da cantora, Celeste Bell, retrata um ícone musical que se tornou numa inspiração-chave para os movimentos riot grrrl e Afropunk, tendo-se revoltado contra as estruturas racistas, sexistas e opressivas da Inglaterra do final do século XX. O oposto de um cliché.

Pelas 18h45, a Sala 3 do Cinema São Jorge projeta Granary Squares, um documentário experimental de Gonçalo Lamas, presente na Competição Nacional. Neste filme, a nossa perspectiva é a da câmara de vigilância sobre um novo empreendimento em King’s Cross, Londres. Ao longo de uma hora, aproximamo-nos através dessa lente de uma série de momentos quotidianos vividos na praça, num zoom que se vai estreitando.

O Pequeno Auditório da Culturgest recebe a reposição da primeira sessão da Competição Internacional de Curtas, pelas 18h45. A segunda sessão da mesma Competição poderá ser vista às 21h30 na mesma sala da Culturgest. Destaque ainda para a reexibição da primeira sessão de Competição Nacional de Curtas às 21h45 no Cinema São Jorge.

https://i2.wp.com/indielisboa.com/wp-content/uploads/2021/07/14576-750.png?w=750&ssl=1
Foto: Direitos Reservados

Documentários de Rosine Mbakam  e Edgar Wright em destaque esta quarta-feira

Les prières de Delphine, de Rosine Mbakam, é um documentário cru sobre Delphine, uma jovem camaronesa que carrega uma bagagem de sofrimento que criou chifres. A câmara de Rosine Mbakam mantém-se em Delphine, sem desviar o olhar ou ilustrar o que esta conta. Nascida nos Camarões e agora sediada na Bélgica, o cinema de Mbakam, que se tem focado na experiência migrante, explora aqui temas como o peso e domínio das sociedades patriarcais sobre as mulheres africanas e a exploração sexual, colonial típica da cultura ocidental. Integrado na competição internacional, poderá ser visto às 19h00 na Culturgest.

The Sparks Brothers é exibido às 21h30 na Sala Manoel Oliveira, do Cinema São Jorge, naquela que é a sua única sessão programada para o Indie Lisboa 2021. Edgar Wright é conhecido por filmes como Shaun of the Dead ou Hot Fuzz, Scott Pilgrim vs the World e Baby Driver. Agora, apresenta um documentário sobre os The Sparks, um duo musical eclético e excêntrico que é apresentado como “a banda preferida da tua banda preferida”. Para falar do mito e dar a conhecer estes irmãos, Wright junta entrevistas de músicos e comediantes, onde há espaço para Beck, Neil Gaiman, Björk, Patton Oswalt, “Weird Al” Yankovic, Jack Antonoff ou até Amy Sherman-Palladino (Gilmore Girls).

Clica aqui para veres a programação completa de quarta-feira, 1 de setembro

Toda a programação pode ser consultada no site e app oficiais do festival. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e nas bilheteiras físicas.