Header Ads

Indie Lisboa 2021: "Mosquito State" estreia esta quinta-feira, dia 2 de setembro

https://static01.nyt.com/images/2021/08/25/arts/mosquito1/merlin_193440282_08bd5ee4-63a4-4045-a371-e596bc461112-superJumbo.jpg
Foto: Direitos Reservados

A estreia nacional de Mosquito State, de Filip Jan Rymsza, é um dos grandes destaques do dia de hoje no Indie Lisboa 2021. A ficção que integra a secção "Boca do Inferno" é exibida às 20h no Cinema Ideal, numa sessão única. Num dia que fica ainda marcado pelas retrospectivas e por sessões de curtas-metragens nacionais e internacionais, o Fantastic apresenta-te a programação desta quarta-feira, dia 3 de setembro.

Em Mosquito State, o realizador quis explorar o mosquito, considerando-o o maior inimigo da humanidade. A narrativa do filme desenrola-se em Agosto de 2007, num luxuoso apartamento com vista para o Central Park nova-iorquino, onde Richard Boca (ele próprio um “mosquito” de Wall Street) começa a ser atormentado por ocorrências arrepiantes e hordas dos vampíricos insetos. 

Filip Jan Rymsza é polaco, vive em Los Angeles e é conhecido por ter terminado o último filme de Orson Welles, The Other Side of the Wind. Para além de ter escrito e realizado Mosquito State, Filip produziu também Hopper/Welles, uma íntima conversa entre Dennis Hopper e Orson Welles filmada em 1970. Ambos os filmes tiveram a sua estreia no 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde Mosquito State foi distinguido com o Bisato d’Oro de melhor fotografia.

https://images.mubicdn.net/images/film/135002/cache-173580-1475743410/image-w1280.jpg
Foto: Direitos Reservados

Indie Lisboa continua retrospectiva do cinema de Sarah Maldoror

Às 15h30, às 19h e às 21h30 a Sala Félix Ribeiro, da Cinemateca, recebe três sessões de retrospectiva do cinema de Sarah Maldoror. Enquanto a primeira irá exibir as curtas Aimé Céaire - Un Homme un terre, Louis Aragon - Un Masque à Paris e L'Enfant Cinéma, a segunda passará a longa-metragem Festival panafricain d’Alger, realizada por William Klein e que conta com Sarah Maldoror como assistente de realização. À noite, voltam a ser exibidas três curtas da realizadora homenageada: À Bissau, le carnaval, Cap-Vert - Un carnaval dans le Sahel e Fogo, L’île de Feu.

Destaque ainda para as reposições de Nous, de Alice Diop, às 18h15 no Cinema São Jorge; The Shift, de Laura Carreira, às 18h45, na Culturgest; Shiva Boy às 19h00, na Culturgest; A Cidade dos Abismos, de Priscyla Bettim e Renato Coelho, às 21h30, no Cinema São Jorge e A Dim Valley, de Brandon Colvin, na Culturgest, às 21h30. As sessões 2 e 3 da Competição Nacional de Curtas, as Curtas da "Boca do Inferno" e a 3ª sessão da Competição Internacional de Curtas são também reexibidas esta quinta-feira.

https://images.vimooz.com/wp-content/uploads/2021/03/31075718/A-Symphony-of-Noise.jpeg
Foto: Direitos Reservados

Primeiro filme a cores de Truffaut e estreia de A Symphony of Noise marcam programação de hoje

 Às 22h, o Cinema Ideal exibe o primeiro filme a cores de François Truffaut, numa sessão especial. Fahrenheit 451 une o humor negro do realizador francês e a moralidade do livro de Ray Bradbury, já várias vezes adaptado ao cinema, especificamente pela forma como a distopia da narrativa é retratada. É um mundo onde a literatura é banida por ser a fagulha que pode acender a chama da revolução, algo que é literalmente apagado por bombeiros dedicados à causa.

A Symphony of Noise, de Enrique Sánchez Lansch, é um filme sobre e com Matthew Herbert, compositor de música eletrónica e ativista inglês, e tem estreia nacional às 21h45 na Culturgest. Neste documentário, o realizador acompanha Herbert no seu processo criativo ao longo de um novo projeto idiossincrático: escrever um livro em que cada capítulo descreve minuciosamente uma peça de música e é o leitor que tem de imaginar a sinfonia.

Clica aqui para veres a programação completa de quinta-feira, 2 de setembro

Toda a programação pode ser consultada no site e app oficiais do festival. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e nas bilheteiras físicas.