Rita Barbosa realiza o telefilme "Jogo de Enganos" para a RTP1
Foto: Direitos Reservados |
Jogo de Enganos é o nome do telefilme que Rita Barbosa realiza para a coletânea “Contado por Mulheres”, o último deste projeto da RTP1 em parceria com a Ukbar Filmes, no qual dez realizadoras portuguesas são responsáveis por levar para o pequeno ecrã a adaptação de obras portuguesas. Adaptado por Martim Baginha, a partir de um livro de Carlos de Oliveira, as gravações do telefilme decorreram em Alcobaça e a estreia está marcada para 2022.
Jogo de Enganos conta a história de uma família rica e tradicional, que enfrente uma grave crise quando vê arruinado o extenso pomar que sustenta. Desesperados por manter o status-quo, o Major e a D. Lúcia encontram a salvação em Delgado, um rico industrial do Norte que acaba de chegar à vila. Aliciando o homem com a perspetiva de um rico dote, tentam convencê-lo a cortejar Cilinha, a inocente e lunática filha do casal. Só que Delgado é, também ele, um homem falido à procura de dar o golpe.
O telefilme conta no elenco com nomes como Afonso Lagarto, Adriano Luz, Beatriz Maia, Rita Loureiro, Joana Brito Silva, Ana Varela, Nuno Pardal, António Fonseca e Ana Bustorff. Mário Cunha assume a coordenação do argumento das adaptações de “Contado por Mulheres”, que inclui nomes de destaque no meio audiovisual. Ainda sem data de estreia revelada, o projeto chega à estação este ano e é mais uma aposta da RTP na ficção juntando-se a uma já longa lista de projetos do canal público para os próximos tempos.
“Contado por Mulheres é um projeto altamente diferenciado na televisão portuguesa: inovador no conceito – todos os telefilmes serão realizados por mulheres e, em vários casos, serão primeiras obras audiovisuais; arrojado na produção – todos os telefilmes serão rodados em localizações diferentes da região centro do país, muitos deles em zonas do interior; e ambicioso num objetivo cultural relevante”, destaca José Fragoso, diretor de programas da RTP, em comunicado oficial.
Comente esta notícia