Header Ads

Portugal leva dois filmes ao Festival de Cinema de Edimburgo 2021

Foto: Direitos Reservados

A 74ª edição do Festival de Cinema de Edimburgo começa já no próximo dia 18 de agosto e Portugal vai ter duas representantes nesta "celebração do cinema" que se estende até 25 de agosto. Na seleção de curtas-metragens vai estar em competição a produção The Shift, de Laura Carreira, bem como a película Nha Mila, de Denise Fernandes.

Laura Carreira é natural do Porto, mas neste momento vive e trabalha no Reino Unido. Depois de ter concluído o curso de Comunicação Audiovisual na Escola de Artes António Arroio, em Lisboa, rumou à Escócia para estudar Realização. Ainda assim, esta não é a estreia da realizadora portuguesa no Festival de Cinema de Edimburgo, uma vez que em 2019 esteve também nomeada e chegou inclusivamente a receber o prémio Youth New Visions, com a obra Red Hill.

Agora, a cineasta foi novamente nomeada para o Festival de Cinema de Edimburgo, desta vez com a curta-metragem The Shift. Com estreia internacional no Festival de Cinema de Veneza de 2020, pode ler-se na sinopse que o filme "procura capturar a condição vulnerável de um trabalhador temporário e revelar as consequências imediatas da distância perigosamente curta e sempre presente que separa emprego e pobreza, segurança e tumulto".

Em nota de imprensa aquando da estreia da película, Laura Carreira avança: "A nossa dependência crónica do trabalho e a insegurança sentida por tantos é uma realidade que o cinema deve representar e quero que os meus filmes contribuam para isso". Neste sentido, The Shift aborda a temática da precariedade através da história de uma mulher que se encontra na fila do supermercado e se mostra devastada ao saber que ficou sem trabalho.

Neste momento, a filmografia da realizadora do Porto contempla as curtas Red Hill (2018) e The Shift (2020), contudo, sabe-se que está agora a desenvolver a sua primeira longa-metragem, depois de em 2019 ter sido escolhida para integrar a residência de escrita BellRock.

Quem também está agora a trabalhar na sua primeira longa-metragem é Denise Fernandes, a segunda realizadora portuguesa que vai marcar presença na edição de 2021 do Festival de Cinema de Edimburgo com o filme Nha Mila. A sinopse da película adianta que "Depois de 14 anos longe da sua terra natal, Salomé viaja para a ilha de Santiago, Cabo Verde, para ver o seu irmão cuja vida está presa por um fio".

Tal como Nha Mila, o filme de longa duração que está a ser preparado por Denise Fernandes vai ter também o ambiente cabo verdiano como pano de fundo.