Header Ads

Pedro Penim é o novo Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II

Foto: Direitos Reservados
Depois de seis anos de mandato, Tiago Rodrigues deixa a direção artística do Teatro Nacional D. Maria II para assumir a direção do aclamado Festival de Avignon. Pedro Penim é o nome que lhe sucede aos comandos da sala de espetáculos, numa escolha do Ministério da Cultura, que em declarações ao Público justifica o novo nome como “perfeitamente evidente”
 
Com uma longa carreira no meio artístico nacional, Pedro Penim assume o cargo de Diretor Artístico em breve e deixa elogios ao trabalho do seu antecessor, reforçando que o seu principal objetivo é garantir que a instituição continue “plural e mais aberta”. Fundador do Teatro Praga, em 1995, e mais recentemente do espaço Rua das Gaivotas 6, na Capital, Pedro Penim conta com um vasto currículo ligado às artes, num percurso multifacetado como ator e encenador, que já lhe rendeu várias nomeações e galardões aos mais diversos prémios. 
 
O trabalho de Pedro Penim – que se estende à programação, à tradução, ao ensino e à atividade conferencista – foi já apresentado em diversos festivais e temporadas por todo o território português bem como em diversos países da Europa, América do Sul, Ásia e Médio Oriente”, descreve a nota de intenções enviada pelo executivo às redações e citada pelo jornal Expresso.

Em entrevista ao Público, Pedro Penim reforçou a confiança nas suas capacidades para assumir o cargo, deixando claro que o trabalho desenvolvido por Tiago Rodrigues deixa o Teatro Nacional D. Maria II num “estado muito sólido”, uma vez que os seus objetivos passam por tornar os seus espetáculos ainda mais plurais. O mandato de Pedro Penim nos comandos da Direção Artística arranca logo após a partida de Tiago Rodrigues para Avignon, onde será o responsável por aquele que é um dos mais importantes eventos da esfera do Teatro.