Header Ads

Saia: "Gostaríamos de fazer uma tour de concertos em Portugal"

Foto: Direitos Reservados
Tempo é nome do primeiro single dos Saia, uma banda do Porto formada por Jay, Gaio e Barros. O tema integra também o primeiro EP do trio, que, apesar de ainda estar em fase de criação e produção, já tem um nome - Manual do Amor. Ainda sem qualquer previsão de lançamento, focamo-nos agora no single Tempo, que já é um bom ponto de partida para conhecermos os Saia. A banda esteve à conversa com o Fantastic para dar conta de como se formaram, o que têm feito e os objetivos para o futuro.

Conheceram-se há mais de uma década e antes de João Germano, Luís Miguel Gaio e Luís Araújo Barros terem formado os Saia, já trabalharam juntos num outro projeto musical. Talvez seja por causa dessa longa relação de amizade que hoje em dia o público também já os conhece pelas alcunhas Jay, Gaio e Barros. A banda nasceu no Porto em 2019 e procura trazer novas músicas cantadas em português.

Numa altura em que se fala sobre a vulnerabilidade do setor da cultura, que tem vindo a aumentar por força da evolução da pandemia, os três elementos da banda são a prova de que nem sempre é possível viver só da música. Com uma grande paixão pela guitarra e o baixo, Jay divide o seu tempo entre uma carreira musical e o seu trabalho enquanto gestor de produtos digitais. Apesar de Gaio ser o vocalista principal dos Saia e tocar guitarra desde muito novo, a maior parte dos seus dias são passados a trabalhar para a FedEx. Barros não foge à regra e tal como os seus colegas e amigos trabalha num outro ramo profissional, neste caso na indústria de lentes.

Foi entre vários confinamentos e desconfinamentos que os Saia aproveitaram para trabalhar no seu primeiro single intitulado Tempo, uma música que faz o relato de uma relação bastante tóxica, que deixou sequelas. Gravado no verão do ano passado, o grupo explica ao Fantastic que "o tema também acaba por ter inspiração na vida de um dos elementos da banda, tendo sido composto para ajudar a ultrapassar um momento difícil e menos positivo". Destaque ainda para a influência de "grandes temas clássicos portugueses, como por exemplo, GNR e Rui Veloso" na elaboração desta canção que já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

Foto: Direitos Reservados

Até ao momento ainda só é conhecida a canção de estreia, no entanto, já é público que os Saia estão a preparar o EP Manual do Amor e vão dar um concerto a 17 de dezembro, em Lisboa. Para esta atuação ao vivo, o grupo revela ao nosso site que gostaria "de apresentar os quatro temas completos do EP Manual do Amor, onde também se insere o primeiro single já lançado Tempo." "Iremos também apresentar novos temas que poderão fazer parte de um novo EP e ainda trazer algumas verões especiais de músicas portuguesas com uma interpretação ao ritmo e estilo dos Saia", acrescentam.

No que toca ao EP Manual do Amor, sabe-se que falta ainda acabar dois temas para que o projeto fique completo. O trio avançou ainda ao Fantastic que o nome do EP surgiu "num processo de criação bastante orgânico entre os vários elementos da banda". "À medida que fomos criando os vários temas, apercebemo-nos que eles acabam por representar as várias etapas e momentos de uma vida amorosa", adiantam. 

Quando questionados sobre os objetivos para 2022, os Saia afirmam que o grande foco será "desconfinar a banda, produzir novas músicas e poder atuar ao vivo sem restrições". Desvendam também que depois de terminarem a produção do EP Manual do Amor, o seu grande objetivo para o próximo ano "será fazer uma tour de concertos em Portugal para divulgar o trabalho tanto quanto possível".