Header Ads

IndieLisboa: Conhece as novidades do Festival Internacional de Cinema que arranca a 21 de agosto

Foto: Direitos Reservados
A Culturgest, o Cinema de São Jorge, a Cinemateca Portuguesa, o Cinema Ideal e a Biblioteca Palácio Galveias vão abraçar a 18ª edição do IndieLisboa, um festival de cinema dedicado às "obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes". Esta celebração do cinema nacional e internacional começa no próximo dia 21 de agosto e estende-se até 6 de setembro.

"O IndieLisboa Festival Internacional de Cinema mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes", é o que se pode ler na apresentação do evento no site oficial do IndieLisboa. Durante os 17 dias de festival, as cinco salas reservadas para o evento internacional vão ser o palco para um total de 276 filmes, que se dividem em 9 secções e sessões especiais.

Num ano em que o IndieLisboa atinge a maioridade, o festival vai contar com diversas competições destinadas às mais variadas categorias das produções, desde os filmes internacionais aos nacionais, passando ainda por películas produzidas por jovens cineastas que estão a dar os primeiros passos na indústria cinematográfica e ainda filmes destinados às crianças. A maioria das produções que vão ser exibidas na edição de 2021 do IndieLisboa têm a sua apresentação nacional no festival.

Entre as nove secções que integram o programa do IndieLisboa, destaque para a Competição Internacional, uma secção composta por primeiras, segundas e terceiras obras nunca antes mostradas publicamente em Portugal bem como para a secção Competição Nacional, que se destina a curtas e longas-metragens portuguesas. A realizadora Laura Carreira tem a sua curta-metragem The Shift selecionada para a Competição Nacional, que conta com um total de 32 películas de curta duração. Recorde-se que a curta-metragem da cineasta portuguesa está também nomeada para o Festival de Cinema de Edimburgo 2021, a decorrer entre 18 e 25 de agosto.

Foto: Direitos Reservados
Segundo consta na sinopse do filme de Laura Carreira, The Shift "procura capturar a condição vulnerável de um trabalhador temporário e revelar as consequências imediatas da distância perigosamente curta e sempre presente que separa emprego e pobreza, segurança e tumulto". A curta-metragem irá ter estreia nacional no dia 2 de setembro às 18:45h, na Culturgest.

Para além das secções Competição Internacional e Nacional, há ainda a secção Silvestre, cujo foco está no trabalho do realizador Camilo Restrepo. Ao longo do evento vão ser apresentadas cinco curtas-metragens selecionadas pelo autor de propósito para o IndieLisboa, bem como a sua primeira longa metragem intitulada Los Conductos. Esta edição ficará também marcada pela "retrospetiva integral" da realizadora francesa Sarah Maldoror. A poetisa e cineasta faleceu em 2020, mas destacou-se no mundo do cinema por ter sido uma das primeiras mulheres a dirigir uma longa-metragem num país africano. 
Sara Maldoror: A mãe do cinema africano em retrospetiva | BANTUMEN
Foto: Direitos Reservados
 
 
A par com a mostra de filmes, "as secções do festival incluem ainda programas temáticos, que promovem o debate sobre assuntos relevantes, com o objetivo de apresentar uma seleção conceptualmente e geograficamente diversificada", prossegue o texto de apresentação do evento. Workshops, oficinas, masterclasses, debates e laboratórios de argumento são algumas das atividades que integram a secção Lisbon Talks, reservada para os profissionais da indústria do cinema.

Os bilhetes para a 18ª edição do IndieLisboa já estão disponíveis na Ticketline ou nas bilheteiras físicas que se encontram nas cinco salas que acolhem o evento. Podes consultar todo o preçário aqui. Já estamos em contagem decrescente para a chegada do dia 21 de agosto, a data prevista para o arranque do festival, que o Fantastic vai estar a acompanhar de perto.