Header Ads

IndieLisboa 2021: Serdar Kokçeoglu leva o cinema turco a Lisboa esta terça-feira, 31 de agosto

Foto: Direitos Reservados
Mimaroglu: The Robinson of Manhattan Island é o nome da longa metragem de Serdar Kokçeoglu. O autor do documentário que chega esta terça-feira ao Festival Internacional de Cinema IndieLisboa revelou em exclusivo ao Fantastic estar muito contente com a exibição do seu filme em Lisboa, apesar de nunca ter tido a oportunidade de visitar Portugal. Fica a conhecer este e outros destaques que integram a programação do 11º dia de festival.

À semelhança de Aretha Franklin, também Ilhan Mimaroglu teve direito a uma homenagem ao lhe ser dedicado um documentário sobre a sua história de vida. A grande diferença está no facto de o artista turco nunca ter estado nas luzes da ribalta, o que não se pode dizer a respeito da cantora e compositora norte-americana. Ainda assim, o anonimato de Ilhan Mimaroglu não impediu Serdar Kokçeoglu de explorar o seu percurso enquanto compositor de música eletrónica. Com um estilo ímpar e fora da norma, a música de Ilhan Mimaroglu nunca foi bem aceite na Turquia e é por isso que ele vai viver com a sua mulher, Gungor, para os EUA. O documentário de 76 minutos mostra-nos a história do artista turco contada pela voz da sua mulher, uma ativista ligada ao movimento dos direitos civis norte-americanos.

Ao nosso site, o realizador adiantou que o objetivo desta obra passa por apresentar "histórias verdadeiras que mostram a procura por novos sons e um novo mundo", destacando ainda que "No século XXI, estamos num profundo estado de preguiça, obcecados com as grandes inovações tecnológicas". "Posso dizer isso porque acompanho de perto a música eletrónica e hoje em dia é quase impossível ouvir um novo estilo de música", conta-nos. "A nostalgia do século XX impera em todos os géneros", conclui. É neste sentido que Serdar Kokçeoglu desenvolveu este documentário com o recurso a vídeos caseiros e imagens reais para explorar a carreira de um artista que procurou fazer diferente.

Assumindo-se como grande admirador do realizador português Pedro Costa, o cineasta turco afirma ainda: "Nunca estive em Portugal, mas não consigo explicar bem em palavras por que é que este é um país que eu sinto estar perto de mim, do meu espírito". Mimaroglu: The Robinson of Manhattan Island vai ser exibido no pequeno auditório da Culturgest pelas 18:45h.

Competição Nacional de Curtas anima o fim de tarde no Cinema São Jorge 

Ainda no alinhamento para esta terça-feira, 31 de agosto, está prevista a quinta sessão da competição nacional de curtas, onde vão ser exibidos quatro filmes produzidos em Portugal. Nesta sessão, que vai decorrer na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge pelas 19h, vão estar em cima da mesa vários temas da sociedade atual, nomeadamente relações familiares, mitos e memórias de uma aldeia na costa do Atlântico, precariedade e a diferença. Garças- Gabriela Nemésio Santos; Barbas de Baleia - Mariana Bártolo; Silvestre - Rúben Gonçalves e We Won't Forget - Edgar Morais e Lucas Ellior Eberl serão os filmes que vão integrar a quinta sessão da Competição Nacional de Curtas. Podes ficar a conhecer melhor cada uma delas aqui.

Foto: Direitos Reservados
Clica aqui para veres a programação completa de terça-feira, 31 de agosto

Toda a programação pode ser consultada no site e app oficiais do festival. Os bilhetes estão à venda na Ticketline ou nas bilheteiras físicas.