Header Ads

IndieLisboa 2021: Primeira sessão da Silvestre Curtas em destaque esta sexta-feira, dia 27 de agosto

Foto: One Image, Two Acts, de Sanaz Sohrabi (Direitos Reservados)

Esta sexta-feira, dia 27 de agosto, o Cinema São Jorge acolhe o arranque da secção Silvestre Curtas - Um Lugar Chamado Casa. Serão exibidas cinco curtas-metragens produzidas um pouco por todo o mundo desde os Estados Unidos ao Japão, passando pelo Brasil, Canadá, Alemanha e Irão. Destaque também para o cinema nacional com a exibição da película Já Estou Farto, uma obra documental sobre o punk português. 

A secção Silvestre Curtas está de volta ao Festival Internacional de Cinema IndieLisboa e este ano leva ao público um conjunto de cinco obras que prometem rejeitar fórmulas consagradas e despertar novas linguagens. O filme Are You Still There?, de Rayka Zehtabchi e Jam Davis, vai abrir a sessão marcada para as 18:45h, no Cinema São Jorge. A produção americana relata a tarde em que Safa faz uma viagem de carro para tratar de um recado, mas a falta de bateria obriga a uma paragem longa que estava fora do plano. 

Minutos depois, a curta do brasileiro Rafael Spínola vai também entrar pelo ecrã da sala 3 do São Jorge. Ao documentário Bicho Azul, segue-se One Image, Two Acts, uma obra de Sanaz Sohrabi. Pode ler-se na sinopse que a indústria do petróleo no Irão é o tema base de mais um documentário de curta duração que vai ter a sua estreia nacional no IndieLisboa 2021. A estes dois documentários junta-se ainda um terceiro, desta vez de origem Japonesa. Fuel, de Yu Araki, explora o percurso da também japonesa Shizuko Nakajima, uma chef veterana num dos restaurantes de robata-yaki mais antigos do Japão. Comparado muitas vezes aos tradicionais grelhados portugueses, a particularidade da robata-yaki consiste na utilização de uma lareira comunal.

Apesar de o documentário ser o género-rei nesta sessão, os filmes de animação não ficam de fora e é Peter Burr quem leva o seu Black Square ao Silvestre Curtas - Um Lugar Chamado Casa

Cinema Português em destaque na secção IndieMusic

Destinada a filmes sobre músicos e bandas de todo o mundo, a secção IndieMusic será também um dos destaques desta sexta-feira. Já Estou Farto é a película do português Paulo Antunes, que nos leva numa viagem pelo punk português através de um documentário focado em João Pedro Almendra, ex-vocalista dos Peste & Sida. O filme português vai ser exibido no Cinema São Jorge pelas 19h e será reposto na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, no pequeno auditório da Culturgest, às 18:45h.

Foto: Já Estou Farto, de Paulo Antunes (Direitos Reservados)

The Nowhere Inn é o outro destaque do IndieMusic para o sétimo dia de festival. Trata-se da primeira longa-metragem de Bill Benz, na qual explora em jeito de mocumentário o percurso de Annie Clark aos olhos de Carrie Brownstein, uma das suas melhores amigas. A obra vai estar em exibição no auditório da Biblioteca Palácio Galveias às 21:15h. A reposição do filme está prevista para a próxima segunda-feira no Cinema São Jorge, pelas 22h.

Cinema Ideal vai exibir filme de terror italiano na noite de sexta-feira

Ecologia del Delitto é um famoso filme de terror dos anos 70 realizado pelo italiano Mario Bava. Apesar de a obra celebrar meio século de vida este ano, o IndieLisboa 2021 não podia deixar passar em branco este marco histórico. Segundo consta na sinopse, a produção italiana retrata o assassinato da condessa Federica Donati, que vivia numa mansão desejada por muitos, incluindo filhos ilegítimos. E como não há cenário melhor do que a noite para ver um clássico de terror, a sessão de Ecologia de Delitto está marcada para as 22h, no Cinema Ideal.

Foto: Ecologia Del Delitto, de Mario Bava (Direitos Reservados)
 
Clica aqui para veres a programação completa de sexta-feira, 27 de agosto

Toda a programação pode ser consultada no site e app oficiais do festival. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e nas bilheteiras físicas.