Header Ads

IndieLisboa 2021: "Novíssimos" e estreia de "Spree" em destaque esta terça-feira, dia 24 de agosto

https://theplaylist.net/wp-content/uploads/2020/08/Spree-Joe-Keery.jpeg
Foto: Direitos Reservados

Estamos a entrar no quarto dia da edição de 2021 do IndieLisboa, no qual a segunda sessão de curtas Novíssimos e a estreia de Spree na secção Boca do Inferno são dois dos principais destaques. Desde o início do festival já foram exibidos mais de uma centena de filmes, que se dividiram entre as salas do Cinema São Jorge, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa, Culturgest e Biblioteca do Palácio Galveias. Destaque também para a cerimónia de abertura, que esgotou os bilhetes para o documentário Summer of Soul (...or, When The Revolution Could Not Be Televised).

A longa-metragem de Ahmir Khalib Thompson promete e tem feito escorrer muita tinta na imprensa. Com a maioria das críticas positivas, Summer of Soul (...or, When The Revolution Could Not Be Televised) trata-se de um documentário no qual o músico, DJ, compositor, realizador e produtor Questlove, líder da banda The Roots, relata em nome próprio a experiência de seis semanas no Festival Cultural de Harlem de 1969. Se já não foste a tempo de comprar o bilhete ou se não tiveste disponibilidade para assistir à estreia, o documentário vai ser reposto no domingo, 29 de agosto, pelas 21:45h na Culturgest.

Foto: Direitos Reservados

Segunda sessão de Novíssimos em destaque no Cinema São Jorge 

No alinhamento para esta terça-feira está prevista a segunda sessão da secção Novíssimos, que privilegia as produções de jovens cineastas que dão agora os primeiros passos na indústria cinematográfica, quer seja com obras realizadas em contexto escolar, ou de forma independente sem qualquer apoio financeiro. Será por volta das 19h que vão ser exibidos no Cinema São Jorge um total de sete filmes produzidos por jovens portugueses. São eles: Depth Wish -  Margarida Albino; Ser - Daniel Costa; Poente - Vasco Trabulo Bauerle; A Triad of Paper Horns - Patrícia Janeiro; Azul e Prata - João Coroa Justino; Encontro Tardio - Pedro Ramalhete e ainda Siesta Club - Luís Tovar de Lemos. Fica a conhecer melhor cada um destes filmes, clicando aqui.

Spree encerra a programação de terça-feira no Cinema São Jorge

A terminar a programação do quarto dia do IndieLisboa 2021, Spree, de Eugene Kotlayarenko, vai chegar à Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. A obra do cineasta ucraniano procura mostrar até onde aqueles que se querem tornar celebridades são capazes de chegar. Considerado um filme de terror e humor negro, Spree é protagonizado por Joe Keery, conhecido pelo seu papel de destaque na série Stranger Things. Recorde-se que a secção Boca do Inferno está destinada às produções que "rasgam fronteiras de registo, de temas, sem tabus". 

Foto: Direitos Reservados

Ainda no que diz respeito à secção Boca do Inferno, o Fantastic esteve presente na sessão destinada às curtas-metragens no último sábado. Depois de serem exibidos os dez filmes que estão em competição, a nossa equipa esteve à conversa com o público à porta do Cinema São Jorge. T'es morte Hélène, de Michiel Blanchart, foi uma das produções mais aplaudidas pelo público. Em declarações ao Fantastic, um espectador referiu que a curta-metragem francesa trata-se de "uma explosão de criatividade". "Geralmente escolho sempre assistir às curtas porque acho que é um exercício de criatividade extrema de em três ou cinco minutos conseguirem passar uma mensagem", acrescenta. 

Uma outra espectadora, que veio pela primeira vez ao IndieLisboa, conta-nos: "uma coisa que me choca bastante em Lisboa é que há poucos cinemas de arte e ensaio comparado com a Bélgica, que era onde eu vivia, e então fiquei felicíssima por poder vir assistir a este festival que celebra o cinema independente".

Clica aqui para veres a programação completa de terça-feira, 24 de agosto

Toda a informação pode ser consultada no site e app oficiais do festival. Os bilhetes estão à venda na Ticketline ou nas bilheteiras físicas.