Header Ads

"IndieLisboa 2021" já começou. Conhece os destaques do primeiro fim-de-semana

Foto: Direitos Reservados

O IndieLisboa arrancou este sábado, dia 21 de agosto, naquela que é a 18ª edição do festival de cinema. Até 6 de setembro, serão 276 filmes que ocupam as principais salas de cinema da cidade de Lisboa, numa seleção que, segundo a organização, "se dobra entre um mapa do mundo de vozes que pedem um espaço para serem ouvidas e um olhar exterior para o que o cinema ainda continua a ser, através do diálogo que dos fotogramas sempre floresce". O Fantastic apresenta-te os destaques da programação neste primeiro fim-de-semana.

Ao longo dos próximos dias, o Cinema São Jorge, a Culturgest, o Cinema Ideal e a Cinemateca Portuguesa acolhem uma série de sessões de cinema que marcam este IndieLisboa, enquanto o Jardim da Biblioteca Palácio Galveias terá cinema ao ar livre, uma vertente que é possível este ano com o apoio financeiro da Culturgest, responsável pela implementação desta nova sala do festival.

https://images.mubicdn.net/images/film/288619/cache-622970-1608827217/image-w1280.jpg
Foto: Direitos Reservados

Ahmir “Questlove” Thompson é o responsável pelo filme de abertura do festival

No primeiro dia de IndeLisboa, poderás ver o filme Summer of Soul (...Or, When The Revolution Could Not Be Televised), de Ahmir “Questlove” Thompson, na sessão de abertura do evento. O documentário que acompanha o Festival Cultural de Harlem de 1969 é exibido às 21h00 no Cinema São Jorge. Neste filme, o músico, DJ, compositor e jornalista Questlove assina — em nome próprio, como Ahmir Khalib Thompson — um filme sobre o festival que durou seis semanas e teve performances de Stevie Wonder e Sly and the Family Stone. Um evento marcante que mas que se perdeu na memória coletiva e que é aqui recuperado.

Ainda no dia 21 de agosto, o Cinema São Jorge recebe o Cinema de Colo, para crianças dos 4 meses aos 2 anos e meio, contando ainda com sessões de IndieJúnior para crianças com mais de 3 e 6 anos. As sessões começam às 10h30 e decorrem até às 17h30. À noite, a partir das 21h30, poderás ainda assistir à sessão BI Curtas, na Sala 3 do Cinema São Jorge, que conta com a exibição de 10 curtas-metragens.

Clica aqui para veres a programação completa de sábado, 21 de agosto.

Foto: Direitos Reservados

Documentários são o destaque no primeiro domingo de IndieLisboa

No domingo, dia 22 de agosto, para além das sessões para os mais pequenos continuarem a acontecer no Cinema São Jorge, das 10h30 às 17h30, há muito mais para ver no IndieLisboa. A paritr das 18h, poderá ser visto na Sala Manoel de Oliveira, do Cinema São Jorge, o filme Ecos da Vermelha, de Bruno Teixeira, sobre Vila Franca de Xira, vila designada como "A Vermelha" pela PIDE durante o Estado Novo.

Às 18h45, também no Cinema São Jorge, segue-se Mimaroglu: The Robinson of Manhattan Island, uma história sobre dois espíritos livres – o lendário mas pouco conhecido compositor de música electrónica Ilhan Mimaroglu e a sua mulher que esteve ligada ao movimento dos direitos civis norte-americanos. As sessões da noite no Cinema São Jorge vão ser ocupadas pelo filme documental A Cidade de Portas, de Teresa Prata, às 21h45, e por Um Cielo Tan Turbio,um roadmovie pelas fronteiras da Venezuela, um país em desmoronamento, que pode ser visto às 21h30.

Clica aqui para veres a programação completa de domingo, dia 22 de agosto.
 

Toda a programação pode ser consultada no site e app oficiais do festival. Os bilhetes estão à venda na Ticketline ou nas bilheteiras físicas.