Header Ads

IndieLisboa 2021: Cinema Português em destaque este fim de semana, dias 28 e 29 de agosto

Foto: Hunting Days, de Alberto Seixas (Direitos Reservados)

Foi há uma semana que começou a edição de 2021 do IndieLisboa. Ao fim de sete dias de festival, vão começar a ser repostos alguns filmes que foram exibidos na semana passada. Ainda assim, num fim de semana onde o cinema português predomina, também há novidades. A Távola de Rocha, de Samuel Barbosa, é uma das produções que vai ter a sua estreia nacional este sábado na Cinemateca Portuguesa, pelas 19h. O Fantastic revela-te este e outros destaques do segundo fim de semana do IndieLisboa. 

Durante a semana, a secção Novíssimos trouxe aos espectadores um conjunto de 13 curtas-metragens portuguesas divididas em duas sessões. Agora chega o momento da Novíssimos 1 e Novíssimos 2 serem repostas no Pequeno Auditório da Culturgest pelas 18:45h e 21:30h, respetivamente. O Fantastic tem estado a acompanhar de perto todo o evento e a nossa equipa esteve à conversa com o realizador Alberto Seixas, cujo filme Hunting Day é um dos selecionados na categoria destinada aos jovens cineastas que dão agora os primeiros passos na indústria cinematográfica.

Foto: Direitos Reservados

Hunting Day conta a história de um caçador que todos os sábados parte em busca da sua presa. Contudo, um dia é surpreendido por uma espécie nunca antes vista por ele e decide levá-la para casa. "Há a introdução de um elemento estranho na rotina deste caçador e esse é o mote da história que, com o seu desenvolvimento, me leva a pensar em questões de empatia e em como os comportamentos empáticos são tão mais exigentes e trabalhosos do que os egoístas", avança ao nosso site. 

O difícil aqui será compreender como é possível desenvolver toda esta trama em apenas três minutos. O tempo é escasso, mas o realizador explica-nos a razão: "São três minutos que correspondem à duração de uma bobina super8, o formato em que o filme foi rodado". "E o desafio passava mesmo por aí: como contar uma história com aquela bobina que nos dava um tempo tão limitado", conta-nos. 

Para além da questão relacionada com a duração da película, Hunting Day tem ainda uma outra particularidade. O filme foi rodado em apenas 24 horas. Mesmo assim, o jovem cineasta licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação Audiovisual, Fotografia e Cinema Documental revela que o maior desafio foi mesmo o facto de o filme ter sido gravado numa bobina super8. Mas os obstáculos não ficam por aqui: "Só à terceira é que arranjei uma câmara que estava totalmente funcional e a verdade é que, até ao momento da revelação da película, não sabia se tínhamos filme", diz. Acrescenta ainda que havia a possibilidade de a bobina estar vazia ou de haver problemas mecânicos.

Apesar de Alberto Seixas estar ainda em início de carreira, a sua obra que está agora em concurso no IndieLisboa não é a primeira. Em 2018, o português realizou a película Um Homem, Não é Um Homem Só, cujo sucesso ditou a atribuição de um Prémio Sophia Estudante ao jovem cineasta, entre outras distinções.

Samuel Barbosa leva A Távola de Rocha à Cinemateca Portuguesa

A par com as curtas-metragens nacionais da secção Novíssimos, o cinema português está também presente na categoria Director's Cut, na qual o realizador Samuel Barbosa leva a concurso o filme A Távola de Rocha. Segundo consta na sinopse, o primeiro filme do realizador português "explora o processo criativo de Paulo Rocha e os seus filmes, através das suas personagens, dos artistas com quem trabalhou e outros testemunhos da sua arte". A Távola de Rocha vai ser exibida na Cinemateca Portuguesa no sábado, às 19h, e será reposta na próxima segunda-feira no mesmo local, pelas 21:30h.

Foto: A Távola de Rocha, Samuel Barbosa (Direitos Reservados)

 Clica aqui para veres a programação completa de sábado, dia 28 de agosto

Terceira sessão da Competição Nacional de Curtas em destaque na noite de domingo

Para terminar o fim de semana da melhor forma, a sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge vai receber a terceira sessão da Competição Nacional de Curtas. Com início marcado para as 21:45h, o público vai poder assistir a quatro filmes. A abrir a sessão vai estar em exibição o documentário Um Quarto na Cidade, que se trata de uma homenagem ao realizador Jacques Damy da autoria de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mota. Segue-se ainda as películas Cabra Cega - Tomás Paula Marques e ainda Tracing Utopia - Catarina de Sousa e Nick Tyson. Destaque ainda para Eco de um Soco no Osso, de Gabriela Giffoni. A sinopse revela que a obra se divide em dois momentos. Um primeiro que se passa num jantar marcado pela partilha de histórias de imigrantes em Lisboa e um segundo momento pautado pelo lamento de uma das personagens que tem de partir de novo para o país de origem, por motivos laborais. No entanto, o lamento não é aceite e torna-se um pesadelo. A terceira sessão da Competição Nacional de Curtas vai ser reposta na próxima quinta-feira também no Cinema São Jorge, pelas 21:45h

Clica aqui para veres a programação completa de domingo, dia 29 de agosto