Header Ads

Bruno Franco: "Desde cedo acreditei que o «Segredo Mortal» tinha tudo para dar certo"

https://agenciadasletras.pt/wp-content/uploads/2018/12/bruno-franco-featured.jpg
Foto: Direitos Reservados

"Um projeto secreto. Um assassino contratado. Um homem acusado de crimes que não cometeu". São estes os cenários que se cruzam e dão origem ao thriller Segredo Mortal, de Bruno Franco. Após três anos de escrita estava pronto um policial que só veio a tornar-se um sucesso passados mais sete anos, depois de vários contactos para encontrar uma editora que estivesse disposta a publicar a obra. O Fantastic não ficou indiferente perante o percurso do autor e, por isso, estivemos à conversa com Bruno Franco para conhecer mais sobre o processo criativo e os principais obstáculos na construção deste Segredo Mortal.

"Terminei o livro em 2014, sete anos antes de o vir a publicar, mas nunca desisti dele porque desde cedo  acreditei que o Segredo Mortal tinha tudo para dar certo", explica-nos o autor. Se o livro já nos conta uma história, o processo criativo também tem uma para contar. O ponto de partida para o enredo foi um documentário que o escritor português viu há dez anos atrás na televisão. Sabemos que aborda "um assunto climático", mas o autor não dá grandes detalhes e deixa para os leitores a tarefa de descobrir que "assunto climático" é esse.

Inspirado nos livros, filmes e pessoas com quem se dá, Bruno Franco conta-nos que "há sempre muito material na vida quotidiana que acaba por servir de inspiração, seja para criar um personagem ou para momentos muito específicos do enredo". A verdade é que o Segredo Mortal começou num pequeno concurso de escrita criativa para um blogue, mas mais tarde ganhou uma dimensão maior, transformando-se agora no livro de Bruno Franco.

https://img.wook.pt/images/segredo-mortal-bruno-m-franco/MXwyNDY2OTM3M3wyMDgxMDM3MnwxNjE0ODE2MDAwMDAwfHdlYnA=/502x?ctx=0
Foto: Direitos Reservados

Apesar de ser licenciado em Radioterapia e hoje trabalhar na área da saúde, o autor de 31 anos tem também uma grande paixão pela escrita. É essa paixão que moveu o ex nadador a desenvolver o Segredo Mortal durante cerca de uma década. Se Bruno Franco considera que "a intensidade com que a ação se passa" é o que distingue esta obra das restantes do género policial, "inacreditável" é a palavra usada para descrever a sensação de hoje poder finalmente mostrar a todos o resultado do seu trabalho.

Em conversa com o Fantastic, avança também que neste livro aborda "temas importantes, como o processo de adoção em Portugal e a dor da perda dos filhos, mas os dois temas principais são a questão climática, que não tem a ver com alterações climáticas mas sim com algo que é pouco falado". Bruno Franco conclui, afirmando ainda que dá especial destaque "à mentalidade perversa e macabra dos assassinos em série".

O Fantastic vai oferecer um exemplo de Segredo Mortal, num passatempo que irá decorrer na primeira semana de agosto nas nossas redes sociais. Fica atento e boa sorte!