Header Ads

Separadores de emissão da RTP2 distinguidos nos "Prémios Design M&P 2021"

Foto: Direitos Reservados

A RTP2 foi distinguida nos Prémios Design M&P 2021 na categoria de Fotografia/Curadoria de Imagem, com os Separadores de emissão do canal. O trabalho foi desenvolvido pela estação pública em parceria com artistas plásticos nacionais, a compositora Anne Victorino d’Almeida e a Orquestra Sinfónica Portuguesa acompanhada pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

Neste projeto específico, a RTP endereçou o convite a quatro artistas plásticos, à Orquestra Sinfónica Portuguesa, conduzida pela maestrina Joana Carneiro, à compositora Anne Victorino d’Almeida e ao Coro do Teatro Nacional de São Carlos, que desenvolveram um trabalho artístico e inovador a partir da marca da RTP2, Culta e Adulta e que contou também com as equipas de grafismo e de autopromoções da RTP. 

Alice Geirinhas, Luís Lázaro Matos, José Pedro Croft e Tomás Cunha Ferreira foram os artistas plásticos responsáveis pelos separadores, que tinham por base o algarismo 2, o elemento tipográfico do logótipo do canal. "Numa total liberdade concetual, foi possível criar outras leituras e reinterpretações artísticas na produção de novas ou renovadas imagens", avança o canal em comunicado.
 
"É um importante reconhecimento que sublinha não só um projeto exclusivo e original como ainda o trabalho de uma grande equipa e uma experiência inesquecível em que artistas e profissionais da RTP trabalharam a Imagem e o Som com uma singularidade artística e um potencial criativo", acredita Nicolau Tudela, responsável pela área de Arte da RTP.

Os separadores premiados são a continuidade de um caminho que a RTP já tinha iniciado na RTP1 com artistas como Whils, João Paulo Feliciano e Fernanda Fragateiro. Esta é uma forma que a RTP tem de divulgar e apoiar a Arte Contemporânea do nosso país e, acima de tudo, dar visibilidade aos artistas nacionais.