Header Ads

RTP2 exibe "Aristides - O Musical" este domingo à tarde

https://i.ytimg.com/vi/Hw_YGAt933A/maxresdefault.jpg
Foto: Direitos Reservados

Em julho de 2021 assinalam-se 136 anos sobre o nascimento de Aristides de Sousa Mendes e a RTP2 emite o musical que retrata a história do herói português que salvou milhares de refugiados durante a 2ª Guerra Mundial e se revoltou contra o poder político e as ordens de Salazar. O espetáculo vai para o ar este domingo, dia 1 de agosto, às 18h50. 

A história passa-se em junho de 1940, numa altura em que as tropas nazis invadiram Paris. Milhares de refugiados fugiram para o sul de França, na tentativa desesperada de sobreviver, abandonando o continente europeu, através da Península Ibérica. Em Bordéus, onde Aristides de Sousa Mendes era Cônsul Geral de Portugal, a população aumentou rapidamente de 300 mil para cerca de 700 mil habitantes. 

Milhares de judeus e refugiados amontoaram-se à porta do Consulado Português, em busca de um visto de trânsito para Portugal. Impedido pela Circular 14 de acudir a toda essa gente aflita, Aristides enfrentou um dilema: respeitar a Lei dos homens e seguir as regras do Governo do seu país ou respeitar a Lei de Deus e seguir as regras do amor cristão. 

Aristides escolheu Deus e desobedeceu a Salazar. Para si, as consequências dessa desobediência haveriam de ser drásticas. Para a Humanidade, contudo, a desobediência de Aristides foi um oásis de esperança num deserto de desespero, uma jangada de paz na tempestade nazi. Para a Humanidade, a desobediência de Aristides foi o dia seguinte. Todos os dias seguintes. E o futuro…. sobreviveu!

O elenco do musical é composto por nomes como Manuela Maria, Ruben Madureira, José Lobo, Joana Leal, Carlos Martins, Sissi Martins, entre outros.