Header Ads

"Pôr do Sol" estreia dia 16 de agosto na RTP1. Conhece a história e as personagens

Foto: Coyote Vadio

Já é conhecida a data de estreia oficial de Pôr do Sol, a nova mininovela da RTP1, que será exibida diariamente depois do Telejornal. Será a 16 de agosto, às 21h00, que será exibido o primeiro de 16 episódios da produção da Coyote Vadio, com realização de Manuel Pureza. A história conta com nomes como Gabriela Barros, Diogo Amaral, Sofia Sá da Bandeira, Marco Delgado, Rui Melo, Manuel Cavaco, Susana Blazer, Rodrigo Saraiva entre muitos outros.

“A novela é um terreno francamente fértil para uma sátira que jogue com todos os seus pressupostos de narrativa e de estética, e é precisamente nessa lógica que surge Pôr do Sol. Aqui vamos explorar o lado do exagero, do cliché levado ao extremo, sem nunca perder o código da novela, ou seja, haverá sempre, em qualquer dos cenários de Pôr do Sol, a forte hipótese de ser só uma novela e para isso contamos com alguns ingredientes que não podem faltar: uma família rica com terras e cavalos, uma gémea boa e uma gémea má, uma família popular, uma banda jovem e ainda uma revista de moda", explica o realizador Manuel Pureza. 

Foto: Coyote Vadio

Na história, Gabriela Barros interpreta o papel de duas irmãs gémeas - Filipa Martins e Matilde Bourbon de Linhaça. Matilde vive na ilusão de encontrar um amor para a vida toda. Filha da lezíria, menina que cresceu a ver os cavalos do seu pai Eduardo (Marco Delgado) serem campeões, é em Lourenço (Diogo Amaral), seu amigo de infância e filho de António (Manuel Cavaco), o empregado que a viu nascer, que Matilde encontra o amor. Juntos vão viver um amor impossível na Herdade do Pôr do Sol.

Mas nem tudo são rosas e um velho segredo pode deitar tudo a perder. Matilde desconhece que sua mãe, Madalena (Sofia Sá da Bandeira), se envolveu no passado com António e que, algures perdida, há uma irmã gémea, que carrega o legado da sua família, do seu sangue. 

Foto: Coyote Vadio
A sua gémea é Filipa Martins, uma empresária sem escrúpulos, gestora de uma das mais conceituadas revistas de moda, a revista BLAZE, onde trabalham Raúl Pimenta (Rodrigo Saraiva), fotógrafo de dia, mas hacker a partir das sete da tarde, e Carla Pinto (Susana Blazer), mulher de pouca sorte, mas rica em generosidade, sonhos e receitas de bolo mármore. Filipa irá juntar-se a Simão Bourbon de Linhaça Rui Melo), o tio calculista, oportunista e ex-cientista que tem um plano para arrasar a vida do seu irmão Eduardo. O chão arde por onde anda esta dupla.

"Em Pôr do Sol reunimos atores reconhecidos da novela nacional e, em termos estéticos, apresentamos um projeto equiparável às melhores e mais modernas produções do género. Se uma novela pede drama, o Pôr do Sol oferece o dobro. Se a novela pede paixão, Pôr do Sol oferece o triplo. Se a novela pede intriga, traição, perseguições, tiroteios, riso, lágrimas, sonhos e vitórias, Pôr do Sol oferece tudo isso em quádruplo,carregado de sentimento e intensidade", garante ainda Manuel Pureza.

Na história de Pôr do Sol poderemos ainda encontrar ainda outras personagens, que completam os vários núcleos da história. É o caso de Maria da Piedade (Noémia Costa), governanta da herdade Pôr do Sol, que secretamente ama António e Cristina Chrysler (Sofia Aparício), administradora da revista BLAZE, capaz de fazer qualquer coisa para que a sua publicação atinja números astronómicos.

Foto: Coyote Vadio

É também nesta mininovela que vamos encontrar a banda Jesus Quisto, composta por quatro elementos. A Lourenço junta-se Diogo (Cristóvão Campos), um guitarrista autodidata, que quer ser conhecido como o guitarrista imparável. Tem um carácter submisso e vive na tentação de experimentar sempre mais. Tem um vício que o fará procurar ajuda. A banda é a sua casa, a sua música e o seu refúgio.

Também Jimmy (André Pardal), um pacifista convicto, que só quer a paz e a harmonia e o fim da exploração animal, faz parte do grupo. E temos ainda a Vera (Madalena Almeida), uma baixista preocupada com o lado visual da banda, concentrada em atrair a atenção de Lourenço e que é a energia positiva por trás dos Jesus Quisto. 

Foto: Coyote Vadio

Da Madragoa, surgem-nos os populares e divertidos Ivone Pimenta (Carla Andrino), Tó Mané (Rui Melo) e Nando (João Baptista). Ivone é a mulher mais famosa da Madragoa. Para ela a vida é trabalho e trabalhar é viver. Ivone criou Raúl como seu e deu-lhe mais amor que qualquer mãe. Ama Tó Mané sem limites, mas passa por várias dificuldades sempre que tem de fintar os esquemas do namorado.

Tó Mané nasceu e cresceu na Madragoa e é lá que haverá de morrer. No bairro todos o conhecem. Trata por tu as esquinas mal-afamadas e tem na garganta o rouxinol perdido do velho fadista de outros tempos. Sente como ninguém, mas acima de tudo ama Ivone, como um cavaleiro ama a sua donzela. Já Nando, é um rapaz nascido e criado na Madragoa, que conhece as ruas de cor. Autointitula-se “jovem
empreendedor”e tem a seu cargo um tuk tuk onde passeia os turistas, sobretudo as estrangeiras, a quem faz a corte com mestria e saber. É grande amigo de Raúl e de Tó Mané.

Foto: Coyote Vadio


O elenco conta ainda com outros dos nomes, como é o caso de Vítor D’Andrade, Jorge Mourato, João Catarré, João Craveiro,Bárbara Branco, Tiago Teotónio Pereira, Luís Aleluia, Viriato Quintela, Paulo Calatré, Débora Monteiro, Pedro Laginha, Miguel Raposo, Diogo Mesquita, José Condessa, Igor Regalla e Paulo Manso, entre  outros. A produção contará ainda com a participação especial de vários cantores nacionais, entre os quais se incluem  Toy, Saúl Ricardo, Carolina Deslandes e Luís Trigacheiro.

Pôr do Sol é uma ideia original de Henrique Dias, Manuel Pureza e Rui Melo, com argumento de Henrique Dias, realização de Manuel Pureza, direção de fotografia de Paulo Castilho, direção de som de Jonathan Costa, direção de atores de Rita Tristão e direção musical de Rui Melo, com Toy a interpretar a música do genérico. A produção está a cargo de Andreia Esteves, Manuel Pureza e Sérgio Graciano. A mininovela conta com 16 episódios, confirmou a Coyote Vazio ao Fantastic.

Vê mais algumas das primeiras imagens de Pôr do Sol:

Foto: Coyote Vadio

Foto: Coyote Vadio

Foto: Coyote Vadio

Foto: Coyote Vadio

Foto: Coyote Vadio


Foto: Coyote Vadio