Header Ads

"Muro - Festival de Arte Urbana de Lisboa" regressa de 3 a 11 de julho

https://img.bondlayer.com/srd6llqxxeirzpmi/_assets/screenshot-2021-06-16-at-16.38.44.png?auto=format&fit=fill&w=1024
Foto: Festival "Muro" (Direitos Reservados)

O Muro - Festival de Arte Urbana de Lisboa está de volta à capital para a sua 4ª edição e decorre na freguesia do Parque das Nações, de 3 a 11 de julho. O evento inclui exposições, workshops e visitas guiadas. De acordo com a organização, nesta edição estão envolvidos "mais de 60 artistas nacionais e estrangeiros que, em nome individual ou coletivo, vão realizar 25 intervenções de arte urbana".

"O Muro que nos (re)úne" é o mote do festival, que pretende ser, segundo os responsáveis, "uma reunião provocada pela força transformadora da arte urbana na capital, que este ano fica marcada pela forte presença de artistas de graffiti".

O cartaz inclui "artistas em estreia em Portugal, bem como alguns consagrados", que estão a pintar "telas gigantes em pilares da Ponte Vasco da Gama, campos de basquetebol, empenas de prédios, atravessamentos pedonais e muros de comboio".

O festival irá ocupar três zonas da freguesia do Parque das Nações (Casal dos Machados, Avenida de Pádua e Parque Tejo), às quais se junta a Gare do Oriente, "como ponto de reunião dos núcleos e das suas temáticas e como ponto de partida e de chegada de muitas das atividades propostas nesta edição".

Bordalo II, Odeith, Thunders Crew (que integra Hélio Bray, Chure Oner, Iamfromlx, Fredy Klit, Mar e Mosaik), o coletivo Rua (composto por Contra, Draw, Fedor, Oker, The Caver e Third), Zurik e D*Face são alguns dos artistas que participam no Festival.

O argentino Juan José Surace, a dupla do Porto MOTS e o britânico Rocket01 foram os vencedores da Open Call Internacional desta edição do festival e irão fazer as suas intervenções em três empenas no bairro Casal dos Machados. Os vencedores foram escolhidos de um total de 101 candidaturas, envolvendo 118 artistas, oriundos de 20 países diferentes.

No site do festival, em www.festivalmuro.pt, são sugeridos percursos para se visitar todas as intervenções artísticas e nos dias 9, 10 e 11 de julho haverá visitas guiadas, a pé ou de bicicleta. As reservas para as visitas guiadas devem ser feitas através do email gau@cm-lisboa.pt.