Documentário "Ingmar Bergman - A Vida e Obra do Génio" estreia domingo ao final da noite na RTP2
Foto: Direitos Reservados |
O documentário que relata a vida e obra do realizador sueco Ingmar Bergman foi lançado em 2018, mas na madrugada de domingo para segunda vai estrear na RTP2. A película tem a duração de 95 minutos, e o horário de início está previsto para a 00:56h. Margarethe von Trotta é a realizadora desta obra, que tem como objetivo enaltecer aquele que foi considerado um dos maiores mestres do cinema moderno europeu.
Conhecido pelos filmes Em Busca da Verdade (1961), Lágrimas e Suspiros (1972) e Fanny e Alexandre (1982), a carreira de Ingmar Bergman no universo do cinema ficou marcada pela produção de mais de 60 filmes e documentários para lançamento cinematográfico e para exibição em televisão. No entanto, o seu percurso não fica por aqui pois, para além de ter fundado a par com outros cineastas a Academia Europeia do Cinema, no fim dos anos 1990 foi premiado com a Palma de Ouro de carreira no Festival de Cannes.
Em 2018 chegou a vez de Margarethe von Trotta e Felix Moeller desenvolverem o documentário Ingmar Bergman - A Vida e Obra do Génio. Tal como o título sugere, o documentário traz "os temas recorrentes dos filmes de Ingmar Bergman e da sua vida, onde viajamos até alguns dos lugares que marcaram a sua conquista criativa, paisagens míticas dos filmes, e percorremos várias etapas da sua carreira na Suécia, França e Alemanha".
Produzido pela C-Films e Mondex, o documentário é também uma homenagem à realizadora alemã Margarethe von Trotta, que "observa de perto a vida e obra do realizador Ingmar Bergman e explora o seu legado cinematográfico, através de familiares e colaboradores próximos, à frente e atrás das câmaras, assim como da nova geração de cineastas".
Nascido em 1918, na Suécia, Ingmar Bergman é filho de um pai pastor luterano de uma moral rígida e de uma mãe dominadora, mas a imaginação e criatividade que demonstrava desde criança levaram-no a desenvolver desde cedo a arte da escrita e rapidamente começou a escrever argumentos. Aos 27 anos, o cineasta sueco realizou o seu primeiro filme original, intitulado Crise.
Podes ver aqui o trailler do filme que estreia na RTP2 na madrugada de domingo para segunda-feira às 00:56h. A obra trata-se de um tributo ao realizador sueco Ingmar Bergman, que faleceu em 2007 aos 89 anos, tendo deixado um vasto legado cinematográfico.
Comente esta notícia