"De Putos a Homens": Guilherme Amaral lança campanha de crowdfunding para produzir primeiro filme
De Putos a Homens é o nome do primeiro projeto cinematográfico de Guilherme Amaral e, para poder concretizar a sua ideia, o jovem realizador iniciou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar dinheiro para a produção do filme. A história acompanha uma jornada de cinco
amigos, jovens adultos, que
todos os anos vão passar uma semana de férias a destinos diferentes, em
nome dos velhos tempos.
"Depois de um ano difícil para todos percebi que o meu futuro seria a contar histórias às outras pessoas.
Decidi enveredar pelo mundo do cinema, tendo já um background em fotografia, porque sempre foi um dos meios que mais me fascinou", começa por explicar ao Fantastic.
"O meu objetivo é, com os meus projetos, transportar as pessoas para dentro das minhas histórias e permitir que elas fiquem lá durante o tempo que quiserem. Este projeto nasceu da necessidade de fazer alguma coisa, de não estar parado, de me tentar reerguer depois do que esta pandemia fez a todas as pessoas que trabalham no setor da cultura", explica ainda Guilherme Amaral.
O realizador acredita que este "não se trata só de um primeiro projeto de um miúdo que quer começar a brincar com as câmaras, mas sim de um projeto jovem, com vontade de abanar a cultura nacional e de mostrar às pessoas que não a apoiam o erro gigante que estão a cometer".
De Putos a Homens acompanha a jornada de cinco jovens adultos - Martim, Henrique, António, Tiago e Francisco - durante mais uma das suas viagens de verão em grupo. Este ano, pela primeira vez em muito tempo, estão todos solteiros e decidem que o objetivo comum é encontrar um par para levar ao casamento a que vão no final daquela semana. Na primeira noite, os amigos cruzam-se com um grupo de raparigas na rua, mas acabam por perder o contacto.
Depois de alguma procura e algumas peripécias conseguem voltar a encontrá-las e conhecê-las melhor, mas para eles isso não chega. Querem dar-lhes a volta para conseguirem levá-las ao casamento. Quem conseguir, ganha a aposta que tinham feito no inicio das férias. Só há um pequeno pormenor, as raparigas são quatro e eles são cinco. Será um problema? Tudo fica mais difícil quando, juntando ao facto de não haver par para toda a gente, se deparam com problemas de saúde mental e adição.
"Este filme tem como objetivo relembrar as pessoas de como a vida se aproveita nas coisas mais básicas como ir passar férias com os amigos, por isso se trata de uma história tão simples que depois evoluí para um crescimento exponencial de todas as personagens", acrescenta.
A campanha de recolha de fundos está a decorrer através da plataforma
GoFoundMe e se quiseres contribuir poderás fazê-lo através do seguinte
endereço: https://www.gofundme.com/f/de-putos-a-homens-o-filme. O objetivo da campanha é chegar aos 3200€.
Para além do realizador, da equipa do projeto fazem ainda parte Rita Bernardo, Célia Teixeira, Afonso Farinha, Manuel Reis, Margarida Ponces, Carolina Santos, Filipe Amorim, Duarte Amaral, Guilherme Amaral, Lourenço Amaral e Rita Patrício.
Vê o vídeo de apresentação do projeto:
Comente esta notícia