Header Ads

Curta-Metragem de Salomé Lamas estreia no Festival de Cinema de Locarno

Foto: Direitos Reservados

Salomé Lamas leva a sua nova curta-metragem Hotel Royal ao Festival Internacional de Cinema de Locarno. A película da realizadora portuguesa está em competição numa nova categoria, batizada com o nome Corti D'Autore, dedicada a curtas e médias metragens de cineastas com carreira já feita.

Produzido pela produtora O Som e a Fúria a par com a Curtas Metragens C.R.L, pode ler-se na sinopse que Hotel Royal retrata a "história de uma camareira temporária de um grande hotel à beira mar, que incapaz de se relacionar, vive através de uma rígida metodologia de análise sobre o exterior e um quotidiano ritualizado, até que o incontornável vem perturbar esta dinâmica". A realizadora também avança que a curta-metragem mostra "como um peepshow Hotel Royal explora horrores da alma ou simplesmente a observação distante dos desajustados".

Ana Moreira, Carloto Cotta e Tomás Antunes fazem parte do elenco do filme que se vai estrear no Festival de Cinema de Locarno no próximo dia 6 de agosto, com repetição nos dois dias seguintes. 

Num ano em que este grande festival volta ao regime presencial entre 4 e 14 de agosto, Portugal vai apresentar-se em Locarno em três frentes. Apesar de Hotel Royal ser a única produção nacional em competição, a longa metragem Pathos, Ethos, Logos, de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, vai ser exibida fora de concurso, tal como o documentário Távola de Rocha, da autoria de Samuel Barbosa, que vai ser apresentado na paralela História(s) do Cinema. 

Destaque ainda para atriz portuguesa Leonor Silveira, que vai fazer parte do júri, presidido pela realizadora americana Eliza Hittman. 

A edição deste ano fica também marcada pela presença do novo diretor artístico do festival - Giona Nazzaro. Beckett, do italiano Ferdinando Cito Filomarino, vai ser o filme exibido na abertura do Festival de Cinema de Locarno 2021. Produzido originalmente para a Netflix, a longa-metragem conta com John David Washington e Alicia Vikander como protagonistas.