Header Ads

Catarina Furtado e Alexandra Machado vencem "Prémios Dona Antónia"

Fotos: Direitos Reservados

Catarina Furtado e Alexandra Machado são as duas vencedoras da 33ª edição dos Prémios Dona Antónia, atribuídos desde 1988 e têm como propósito reconhecer mulheres que fizeram a diferença no desenvolvimento económico, social e cultural de Portugal. 

A apresentadora de televisão e fundadora da Associação Corações com Coroa foi distinguida com o Prémio Consagração de Carreira. Já a empreendedora, fundadora e diretora-geral da Girl Move Academy é a vencedora do Prémio Revelação.

Anualmente, são duas as mulheres premiadas nas categorias de Prémio Consagração de Carreira e Prémio Revelação. O primeiro pretende homenagear um percurso de trabalho consolidado e merecedor de reconhecimento público, enquanto o segundo visa reconhecer mulheres com um percurso de vida relevante e em fase de afirmação e desenvolvimento. 

"Fico muito orgulhosa por várias razões: a primeira porque se trata de um reconhecimento de carreira que está assente no meu trabalho social que eu acredito ser o motor para uma sociedade mais feliz, igualitária, justa, inclusiva, economicamente desenvolvida e onde ninguém é esquecido ou deixado para trás", começa por escrever Catarina Furtado nas suas redes sociais.

"Sou comunicadora com um propósito muito claro: tentar, em todos os meus circuitos, criar sinergias que promovam os direitos humanos e não belisquem nunca a dignidade, dando palco ao combate às discriminações, desigualdades de acesso a oportunidades e escolhas e violências com base no género", explica ainda.

Os "Prémios Dona Antónia Adelaide Ferreira" distinguem personalidades cujo percurso de vida está associado aos valores da homenageada Dona Antónia, representados pela capacidade de liderança, empreendedorismo e inovação, humanismo e responsabilidade social.