Header Ads

"Dança dos Desastrados" é o novo álbum dos Miguel Ângelo Quarteto

https://www.miguelangeloctb.com/upimagens/269ma_site2.jpg
Fotos: Direitos Reservados

O quarteto formado por Miguel Ângelo, João Guimarães, Joaquim Rodrigues e Marcos Cavaleiro estreou um novo projeto discográfico intitulado Dança dos Desastrados. Ao todo, a banda jazz soma já três discos, sendo que o primeiro foi apelidado de Branco - 2013, seguindo-se A Vida de X - 2016 e agora a Dança dos Desastrados. Em breve ficará disponível em todas as plataformas digitais.

Definido pelos Miguel Ângelo Quarteto como "a continuidade do trabalho e da maturação do compositor e do grupo, que se apresenta mais criativo, inspirado e maturado", Dança dos Desastrados é o novo álbum de jazz "baseado em possíveis danças tradicionais, reais ou imaginárias".

Para além de em breve ficar disponível em todas as plataformas digitais, Dança dos Desastrados fica marcada pela criação de uma versão física do disco, cujo desenho da capa ficou a cargo da artista gráfica Maria Mónica. Ainda assim, só estão disponíveis em stock 250 unidades desta versão do álbum que pode ser adquirida aqui.

Os Miguel Ângelo Quarteto contaram também com o apoio da Fundação GDA, que permitiu que se concretizasse este novo álbum, que para o grupo é também um "projeto digital onde as artes complementam-se, cruzam-se atropelam-se e em conjunção permitem novas realizações e realidades".

Miguel Ângelo é o compositor da banda, mas também é o responsável pelo contrabaixo. Lançou-se na música aos 10 anos na Tuna Musical de Fiães, onde teve aulas de formação musical, guitarra e contrabaixo. Atualmente é também membro integrante de outros grupos musicais, nomeadamente o trio MAU, o projeto MAP, Pedro Neves Trio, os MAZAM, Carlos Azevedo Quarteto, Sónia Pinto Quinteto e ainda O Jogo de Damas.

Ao piano está Joaquim Rodrigues, licenciado em educação musical em 2001, sendo que em 2012 recebeu um novo canudo, desta vez por ter concluído a licenciatura em Piano Jazz na ESMAE. João Guimarães é o responsável pelo saxofone alto. Tirou um mestrado numa escola de música conceituada em Nova York, onde teve a oportunidade de colaborar com grandes nomes do universo do jazz como o saxofonista Ohad Talmor e o pianista David Virelles.

Marcos Cavaleiro pertence também aos Miguel Ângelo Quarteto e a bateria é a sua principal função. Apesar de ter nascido na Suíça, vive e trabalha em Portugal sempre na companhia da sua bateria, dado que também é professor no Curso Profissional de Jazz no Conservatório de Música de Jobra, para além de ser membro integrante há mais de uma década da Orquestra de Jazz de Matosinhos.

Este verão os Miguel Ângelo Quarteto estão de volta aos palcos e neste momento já estão previstos três concertos. Vão atuar no dia 18 de junho, na Maia, no evento Jazz no Parque, seguindo-se a 27 de agosto a participação no evento Jazz ao Relento, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. O último concerto está agendado para o dia 2 de outubro em Sevilha, no Festival de Jazz de Dos Hermanos.

Podes ouvir aqui um pequeno excerto do novo álbum dos Miguel Ângelo Quarteto, batizado com o nome Dança dos Desastrados.