Header Ads

“Sombra” integra a programação oficial do Festival Internacional de Cinema de Xangai

O percurso de sucesso de Sombra, a segunda longa-metragem de Bruno Gascon, em circuito fechado, continua a dar bons frutos. De acordo com a RTP, a produção da Caracol Protagonista vai integrar a seleção oficial da 24ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai, na China, na secção Spectrum Alternatives, onde figura ao lado de outros doze títulos de sucesso mundial. O festival decorrerá de 11 a 20 de junho.

A película deveria ter chegado às salas de cinema nacionais em 2020, mas devido à pandemia do novo coronavírus viu a estreia adiada para data ainda por definir. Além da exibição no grande ecrã, Sombra terá ainda uma minissérie emitida mais tarde no canal público.

“Neste filme conto a história de uma mãe que, apesar de todos os obstáculos que encontra, não aceita desistir de lutar para encontrar o seu filho de 11 anos, que desapareceu de forma misteriosa. O filme segue a história desta mulher e da sua família ao longo de quatro anos diferentes: 1998, 2004, 2011 e 2013”, avança a nota de intenções do filme citada pela agência Lusa. 

 

A história central de Sombra inspira-se no caso de Rui Pedro, desaparecido desde 1998, quando tinha apenas 11 anos, e no drama vivido pela mãe que continua a procurar o seu filho mesmo depois de tantos anos sem pistas ou notícias. O projeto promete trazer uma forte carga emocional transportada para o grande ecrã pela atriz Ana Moreira.


Com argumento e realização de Bruno Gascon, Sombra sucede ao sucesso Carga, reunindo um elenco recheado de caras conhecidas como Joana Ribeiro, Miguel Borges, Lúcia Moniz, Vítor Norte, Ana Cristina Oliveira, Sara Sampaio, Ana Bustorff, João Cabral, Raimundo Cosme, Sara Norte, José Raposo, Oksana Tkach, Miguel Monteiro, Kim Grygierzec e Tomás Alves, que já grava a terceira longa-metragem de Bruno Gascon, Evadidos 

 

Sombra destacou-se recentemente no Festival de Cinema de Barcelona Sant Jordi, onde saiu vencedor de dois prémios, a distinção de Melhor Obra e o galardão Filme-História, que distingue o projeto com melhores valores históricos.