Header Ads

Morreu o ator Cândido Ferreira


Faleceu esta quarta-feira, dia 5 de maio, o ator Cândido Ferreira. Nome reconhecido do mundo artístico nacional, o intérprete faleceu devido a um cancro, de acordo com informação da TSF, confirmada pelo filho de Cândido Ferreira, o cineasta Ivo M. Ferreira. Com um longo currículo, o artista integrou projetos em cinema, televisão e teatro, sendo fundador do grupo de Teatro O Bando. No grande ecrã, a longa-metragem A Herdade, realizado por Tiago Guedes, marcou o último projeto do ator.

A carreira de Cândido Ferreira iniciou-se em 1971 em Paris, onde se destacou e se consagrou desde cedo com um nome a ter em conta no mundo do teatro. Já no nosso país, fundou o grupo de O Bando, que dirigiu durante 12 anos e onde assumiu funções não só como ator mas também como dramaturgo, encenador e produtor. Do seu vasto currículo nos palcos, fazem parte colaborações com diversas companhias como o Teatro da Cornucópia, a Escola da Noite, a Companhia de Teatro de Sintra ou o Teatro Experimental do Porto.

Na televisão, Cândido Ferreira integrou os elencos de Dei-te Quase Tudo, Saber Amar, Liberdade 21, Conta-me Como Foi, Floribella e Vingança, além da minissérie Terra Nova, que estendeu o argumento do filme de Artur Ribeiro e Joaquim Leitão, para os ecrãs da RTP e que marcou a derradeira participação do ator no pequeno ecrã. No cinema fez parte de projetos como Quarta Divisão, 20 13, A Bela e o Paparazzo, Águas Mil, A Esperança Está Onde Menos Se Espera, Hotel Império, Cartas da Guerra, e A Herdade, sendo presença regular nos trabalhos realizados pelo filho, Ivo M. Ferreira.