Header Ads

Morreu a atriz Maria João Abreu

https://cdn.flash.pt/images/2019-08/img_1200x675$2019_08_09_09_05_47_218382.jpg

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, 13 de maio, aos 57 anos, deixando o mundo do espetáculo de luto. A atriz da SIC sofreu um aneurisma cerebral no passado dia 30 de abril e acabou por não conseguir recuperar. 

A atriz que celebrava 38 anos de carreira em 2021, era uma das caras mais acarinhadas pelo público português. Estreou-se como atriz profissional em 1983, no musical Annie, de Thomas Meehan, dirigida por Armando Cortez no Teatro Maria Matos. Seguiram-se vários espetáculos de revista no Parque Mayer, até participar, na Casa da Comédia, em O Último dos Marialvas de Neil Simon.

Depois de várias revistas, passa pelo Teatro Aberto, colaborando com João Lourenço (As Presidentes, de Werner Schawb) e José Carretas (Coelho Coelho, de Celine Serreau). Participou ainda em Bolero, um espetáculo de Manuel Cintra e José Carretas para o CCB. 

Em 1998 funda, com José Raposo, a produtora Toca dos Raposos, que empresariou sucessos como a revista Ó Troilaré, Ó Troilará ou o musical Mulheres ao Poder, uma adaptação de Lisíastra de Aristófanes. Em 2004 coprotagonizou A Rainha do Ferro Velho de Garson Kanin, encenado por Filipe La Féria no Teatro Politeama. 

No cinema, participou em filmes como A Falha de João Mário Grilo (2001), António Um Rapaz de Lisboa de Jorge Silva Melo (1999) e Telefona-me de Frederico Corado (2000), sendo Lá Fora, de Fernando Lopes (2004), Call Girl de António-Pedro Vasconcelos (2007) e Florbela de Vicente Alves do Ó (2012).

Grande parte da sua carreira dá-se também em televisão, participando em dezenas de projetos, desde 1988. O Cacilheiro do Amor (RTP), Nico D'Obra (RTP), Os Malucos do Riso (SIC), As Lições do Toneas (RTP), Bons Vizinhos (TVI), A Família Mata (SIC) ou A Casa é Minha (TVI) foram alguns dos vários projetos de comédia nos quais participou no pequeno ecrã. 

Dos projetos mais populares em televisão, fazem parte a série Médico de Família (SIC), Aqui Não Há Quem Viva (SIC), Morangos com Açúcar (TVI), Mar Salgado (SIC), Paixão (SIC), A Máscara (SIC) ou Golpe de Sorte (SIC), este último onde se destacou em particular como a protagonista Maria do Céu.

Atualmente a gravar a novela A Serra, Maria João Abreu sentiu-se mal durante as gravações da trama e foi assistida no local. A artista foi depois levada para o Hospital Garcia de Orta, em Almada, e submetida a várias intervenções para tratar as hemorragias, mas sem sucesso.

A artista deixa dois filhos, Miguel e Ricardo, nascidos do seu casamento de mais de duas décadas com o também ator José Raposo. Atualmente era casada com o músico João Soares.