Header Ads

Lourenço Ortigão reforça elenco de “A Rainha e a Bastarda” na RTP1

FOTO: Márcio Pratas

Lourenço Ortigão é o mais recente ator a juntar-se ao elenco da próxima série histórica da RTP. A Rainha e a Bastarda adapta para televisão a história da nova obra literária de Patricia Müller, com a realização de Sérgio Graciano. As gravações já decorrem no Pinhal de Leiria, e contam com a presença do ator que soma ao seu currículo a sua terceira série consecutiva e a segunda no canal público depois de uma participação em Até Que a Vida Nos Separe. A estreia desta nova aposta da Fado Filmes para a RTP está prevista para o início de 2022.

A carreira de Lourenço Ortigão tem passado maioritariamente pela ficção da TVI, contudo, o ator pretende agora abrir novos horizontes, abrindo espaço para a participação em novos projetos para além do canal Quatro. Depois de anunciada a presença do interprete na lista deste ano da iniciativa Passaporte, promovida por Patrícia Vasconcelos, chega agora a confirmação de Lourenço Ortigão em A Rainha e a Bastarda. Sem pormenores revelados sobre o seu papel neste drama histórico que nos levará até ao reinado de D. Dinis, o ator já filmou as suas primeiras cenas neste enredo, onde vestirá a armadura de um dos guerrilheiros que defende Portugal aos comandos do Rei que regia os destinos de Portugal em 1319. 

O elenco junta várias caras habituais nos projetos da SIC e TVI, entre as quais Carolina Carvalho, que protagoniza atualmente A Serra, no horário nobre da estação de Paço de Arcos, e Bárbara Branco, que dá corpo à vilã de Bem Me Quer na concorrente TVI. O enredo centra-se num episódio do matrimónio entre D. Dinis e a Rainha Santa Isabel, em que a Rainha se vê a braços com a fixação do seu marido para encontrar o culpado pelo assassinato da sua filha bastarda no convento de Odivelas. Na eminência de uma guerra civil, a Rainha tenta a todo o custo impedir que o seu matrimónio se deteriore ainda mais, lutando a todo o custo para manter o Reino de Portugal unido, começando pela própria corte.

O Pinhal de Leiria é um dos cenários de fundo desta história produzida pela Fado Filmes para a RTP, que conta com Rúben Gomes e Maria João Bastos nos principais papéis. As armaduras vestidas pelos personagens são recriações das que estão expostas no Castelo de Leiria e que remetem para os tempos áureos em que o trovador D. Dinis era o regente da nação recém criada. Sérgio Praia, Diogo Martins, Madalena Almeida, Paulo Rocha, Vera Moura, Dinarte Branco, João Villas-Boas, Romeu Vala, Tiago Fernandes e André Gago são alguns dos atores que trarão até ao público esta viagem ao passado do nosso país.