Itália vence o "Eurovision Song Contest 2021"
Foto: Direitos Reservados- EBU |
Foi no palco da Rotterdam Ahoy que a Itália venceu a 65ª edição do Eurovision Song Contest 2021, em Roterdão, com a canção Zitti e Buoni, interpretada por Maneskin. A delegação vencedora obteve 524 pontos (206 por parte do júri e 318 do televoto). França obteve o segundo lugar com 499 pontos e a fechar o pódio a Suíça com 432 pontos. Portugal, com os The Black Mamba e o seu Love Is On My Side, obtiveram um honroso 12º lugar com 153 pontos fruto dos 126 pontos do júri e 27 provenientes do televoto. Esta é a 2ª melhor classificação do nosso país, no certame, nos últimos 25 anos.
O desfile das vinte e seis canções a concurso foi aberto pela comitiva cipriota com Elena Tsagrinou e a canção El Diablo, numa noite em que os The Black Mamba foram alocados em atuar na primeira parte do certame, mais concretamente na sétima posição do espetáculo, depois de Malta e antes da Sérvia. Foi com Adrenalina que São Marinho fez as honras de encerramento da Grande Final, tendo Senhit & Flo Rida como intérpretes.
A delegação islandesa não fez a sua atuação em direto na Ahoy Arena, escolhendo então a performance do segundo ensaio para concurso, depois de um membro da banda Dadi Og Gagnamagnid ter testado positivo à Covid-19, dias antes da segunda semifinal.
A votação foi feita com a habitual metodologia de combinação de votação 50/50 onde o júri de cada país europeu exerceu o seu voto, representando 50% da decisão, com a Suíça a triunfar entre os jurados obtendo 267 pontos. O televoto foi responsável pelos restantes 50% onde Itália foi a escolha vencedora do público adquirindo 318 pontos.
Duncan Laurence, vencedor da edição de 2019, em Telavive, foi uma das ausências da noite, não entregando o troféu de vencedor como tradição, uma vez que testou positivo à Covid-19 esta semana. O artista iria interpretar a sua canção vencedora Arcade bem como uma das suas novas canções, Stars. O intérprete seria também o porta-voz do júri neerlandês, divulgando o veredito na própria Arena de Roterdão sendo então substituído por Romy Monteiro.
A Grande Final teve como convidados especiais o Dj Afrojack, Glennis Grace and Wuff interpretando Music Binds Us, para além da presença de outros artistas que inclusive foram coroados vencedores, como o sueco Mans Zelmerlow , Lordi, Sandra Kim ou a grega Helena Paparizou.
A Itália estreou-se no Eurovision Song Contest em 1956, conta com 46 participações na competição internacional e, agora, três vitórias no palmarés (1964,1990 e 2021). Estiveram ausentes do ESC desde 1998 até 2010, conseguindo arrecadar seis vezes o lugar no top 10 na última década, fazendo deles um dos países mais bem sucedidos no certame.
Vê abaixo a atuação dos vencedores na Grande Final
Comente esta notícia